Grãos integrais reduzem pressão arterial e glicemia

Alimentação Bem-estar
28 de Fevereiro, 2023
Grãos integrais reduzem pressão arterial e glicemia

Sementes e cereais fazem sucesso entre as pessoas que buscam manter uma alimentação equilibrada e prevenir condições como diabetes e hipertensão. Contudo, apesar de parecer bastante atual, a tendência é bem antiga: nossos ancestrais já apostavam nos benefícios dos grãos integrais há milhares de anos.

Um relatório de Harvard, por exemplo, revelou que o consumo desse tipo de alimento pode trazer grandes vantagens para nós, como reduzir a pressão arterial, o colesterol e os níveis de açúcar no sangue (glicemia). Além disso, ajudaria a diminuir a inflamação crônica do organismo, muitas vezes relacionada a problemas metabólicos e obesidade.

Mas é claro que não para por aí. De acordo com um artigo publicado no Science Daily, ingerir as sementes e os cereais pode contribuir para a manutenção da circunferência abdominal (ligada ao risco de doenças crônicas). Saiba mais:

Como funcionou a pesquisa

Usando dados do levantamento Framingham Heart Study Offspring Cohort, que começou na década de 1970, os pesquisadores avaliaram o consumo de grãos integrais de 3100 participantes durante 18 anos.

Em seguida, a equipe comparou três fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas e até de morte prematura: circunferência abdominal, pressão arterial e glicemia. Como resultado, descobriu-se que as pessoas que ingeriram mais grãos integrais durante a vida tinham, em média 1,3 centímetro a menos de cintura do que aquelas que não possuíam o costume de incluir o alimento no cardápio.

Além disso, pessoas que priorizaram os grãos tinham a pressão arterial e a glicemia menores.

Leia também: Tomar refrigerante todo dia: o que acontece com o corpo?

Benefícios dos grãos integrais

De acordo com a nutricionista Dayse Paravidino, os grãos integrais são aqueles que não passaram por todas as etapas de refinamento. Portanto, concentram mais fibras e outros nutrientes importantes para o corpo humano.

“Dentre os principais benefícios dos grãos integrais, podemos destacar a manutenção da saúde digestiva. Além disso, o reforço na imunidade, o aumento da saciedade e a função antioxidante”, explica a profissional.

Segundo o relatório de Harvard, as diretrizes estadunidenses indicam que adultos comam cerca de 170 g de grãos diariamente (pensando em uma dieta de duas mil calorias) — com pelo menos metade dessa quantidade sendo de grãos integrais.

Veja alguns exemplos para adicionar ao cardápio:

Sobre o autor

Amanda Panteri
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em alimentação saudável.

Leia também:

lesões no beach tennis
Bem-estar Movimento

Lesões no beach tennis: joelho e ombro são as mais comuns. Veja como evitar

Assim como em outras atividades, também há risco de lesões no Beach Tennis. Portanto, veja dicas de como evitar lesões como epicondilite lateral.

fasting mimicking
Alimentação Bem-estar

Diet Fasting Mimicking: o que é o método que imita jejum?

A metodologia restringe calorias por um período de tempo determinado

óleo de coco
Alimentação Bem-estar

Óleo de coco: benefícios e possíveis usos

Multiuso e cheio de benefícios, o óleo de coco é um dos destaque do momento para quem procura uma vida mais saudável. Saiba mais