Tomar refrigerante todo dia: o que acontece com o corpo?

Alimentação Bem-estar
27 de Fevereiro, 2023
Tomar refrigerante todo dia: o que acontece com o corpo?

Apesar de ser um hábito popular e querido por muitos, tomar refrigerante pode trazer diversos riscos para a saúde. Combater essa “fraqueza” é importante, especialmente se o consumo da bebida acontecer de forma exagerada.

A dificuldade em reduzir o consumo se dá por conta do alto teor de açúcar presente nos refrigerantes. Além disso, algumas dessas bebidas contam com adição de cafeína, o que as tornam ainda mais viciantes.

Consequências de tomar refrigerante todo dia para o corpo

Uma lata de 330 ml de Coca-Cola, por exemplo, tem 35g de açúcar, o que equivale a cerca de sete colheres de chá. Por outro lado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, no máximo, 50g de açúcar por dia.  

As consequências para o corpo são diversas, portanto, confira abaixo as principais:

Aumenta as calorias

Você sabia que até mesmo a versão zero dos refrigerantes não é uma aliada na balança? Uma pesquisa publicada na revista científica American Journal of Geriatrics Society acompanhou um grupo de americanos por nove anos. Assim, descobriu-se que quem consumia refrigerante sem açúcar apresentou, ao final do período, uma circunferência abdominal maior do que aqueles que optaram por outros tipos de refrescos.

Não é difícil entender o motivo : os refrigerantes são bebidas compostas, basicamente, por altas quantias de sódio, conservantes, açúcar e demais compostos químicos.

Tomar refrigerante todos os dias prejudica o fígado

O refrigerante é composto por ingredientes como frutose, sacarose e xarope de milho. No entanto, quando consumimos bebidas açucaradas em excesso, o fígado se sobrecarrega e transforma a frutose em gordura. Ao longo do tempo, isso pode contribuir para a esteatose hepática não alcoólica (EHNA).

Tomar refrigerante todos os dias aumenta o risco de câncer

Tomar refrigerante todos os dias também pode contribuir para o desenvolvimento do câncer.

Um estudo feito em 2010 analisou mais de 60.500 pessoas, descobriu que aqueles que bebiam refrigerante duas vezes ou mais por semana tinham 87% mais chances de desenvolver câncer de pâncreas do que aqueles que não consumiam a bebida.

Afeta a saúde bucal

Provavelmente você já ouviu falar sobre os malefícios do refrigerante para os dentes. Mas você sabe por que isso acontece?

Os ácidos presentes no refrigerante causam danos para os dentes, tornando-os vulneráveis para as cáries. Mas a combinação com o açúcar o torna ainda mais prejudicial.

Como parar de tomar refrigerante?

Tirar da lista de compras

O primeiro passo para acabar com esse vício é não tê-lo por perto. A princípio, não ter o refrigerante na sua geladeira reduzirá (e muito) as chances de que esse vício se mantenha, afinal, ele não está no alcance das suas mãos.

Como parar de tomar refrigerante: reduzir o nível de estresse

Não menos importante, é essencial que haja redução do nível de estresse. Pois, o estresse (regulado pelo cortisol) está diretamente ligado com a predisposição ao vício. Ou seja, a redução do estresse é um excelente passo para parar de tomar refrigerante.

Tal qual o açúcar e o tabaco, a bebida também serve como “válvula de escape” para muitas pessoas. 

Leia também: Estresse engorda? Entenda a conexão

Praticar exercícios físicos

Há maneiras de reduzir o estresse como, por exemplo, a prática regular de exercícios físicos. Praticar atividade ao menos duas vezes na semana pode ser responsável por aliviar sintomas da ansiedade e, assim, ajudar a eliminar a vontade da bebida.

Diminuir as doses gradativamente

Eliminar um hábito não é uma tarefa fácil e, provavelmente, não acontecerá do dia para a noite. Por isso, a fim de tornar o combate ao vício mais fácil, é possível dosar gradativamente o consumo de refrigerante. Dessa forma, as porções vão diminuindo diariamente, até que o hábito seja abandonado por completo.

Treinar o paladar

Certamente, o paladar de alguém viciado em refrigerante está muito acostumado com seu gosto. Assim, é muito importante experimentar outras bebidas e se acostumar com novos sabores, até que eles se tornem a preferência.

Dessa maneira, opte por beber água, sucos naturais, chás ou até mesmo água gaseificada ou saborizada.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

lata de leite condensado cozida aberta com abridor
Bem-estar Casa

Doce de leite na air fryer dá certo? Pode explodir?

Uma receita de doce de leite na air fryer viralizou recentemente no TikTok. Mas será que realmente dá certo? Confira

foto de folhas de citronela em uma bandeja de bambu
Bem-estar Casa Saúde

Planta citronela espanta mosquito da dengue?

A planta possui um óleo essencial desagradável para alguns insetos. Contudo, a citronela não deve ser a única estratégia para espantar o mosquito da dengue

ovo ajuda no ganho de massa
Alimentação Bem-estar

Aumentar o consumo de ovos ajuda no ganho de massa muscular?

Um adulto deve ingerir cerca de 1 a 3 ovos por dia, mas recomendação pode mudar dependendo individuais