Conservantes, corantes e aromatizantes: O que são quais os prejuízos à saúde

Alimentação Bem-estar
24 de Junho, 2020
Conservantes, corantes e aromatizantes: O que são quais os prejuízos à saúde

Se você tem o hábito de ler os rótulos dos produtos, certamente já reparou que, ao final da lista, muitos apresentam ingredientes como conservantes, corantes e aromatizantes

Esses aditivos químicos, incluídos pela indústria no processamento de diversos alimentos, são usados por diferentes motivos: “Eles aumentam o prazo de validade, realçam o sabor e dão um ar mais vibrante aos alimentos, tornando-os mais atrativos aos olhos dos consumidores”, explica Gisele Werneck, nutróloga de Belo Horizonte, Minas Gerais.

O uso desses componentes químicos é regulamentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No entanto, os fabricantes não precisam especificar, na embalagem, a quantidade de cada item, apenas citar sua presença no alimento. 

Isso não deveria ser um problema já que, em teoria, seu consumo não causaria danos à saúde. Mas a verdade é que, em excesso, eles podem provocar problemas como alergias, doenças cardiovasculares e irritações gástricas. Aliás, os aditivos podem estar ligados até mesmo ao desenvolvimento de alguns tipos de câncer. 

Leia também: Como saber se um alimento é integral ou refinado

“Um corante comum na indústria, o dióxido de titânio, presente no leite, chicletes e até no sabonete, pode penetrar no sistema nervoso central e causar depressão. Apesar disso, continua sendo muito difícil estabelecer uma relação entre aditivos e doenças”, orienta Gisele. 

Por essa razão, é essencial manter uma alimentação mais saudável, dando preferência, sempre que possível, à ingestão de alimentos naturais, sem aditivos artificiais. “Deixe os industrializados apenas para ocasiões excepcionais, evitando-os ao máximo no dia a dia.”

Abaixo, você conhece um pouco mais sobre os principais aditivos usados pela indústria.

Leia também: O que são carboidratos refinados

Conservantes

Os produtos industrializados precisam dos conservantes para aumentar seu prazo de validade, evitando que micro-organismos, como fungos e bactérias ou reações químicas, estraguem o alimento.

Um dos conservantes mais utilizados é o benzoato. Presente em bolachas, geleias, molhos, sorvetes e salgadinhos, ele pode acelerar o processo de déficit de atenção em crianças, além de desencadear crises de alergia com sintomas como asma e urticária.

Corantes

Os corantes são usados para melhorar o aspecto visual dos alimentos, acentuando sua cor. Iogurtes de morango, por exemplo, apresentam doses desse componente químico, assim como gelatinas, presunto e balas. 

Costumam estar associados a casos de alergia e alguns tipos de corante, como a tartrazina, podem ainda contribuir com quadros de hiperatividade e dificuldade de concentração. Alguns estudos mostram ainda que o Caramelo IV, corante presente em refrigerantes, pode ser cancerígeno.

Aromatizantes

Salgadinhos com sabor de pizza, sorvete de morango, gelatina de limão. Todos esses alimentos acabam recebendo aditivos que funcionam para realçar seu sabor e aroma.

Um dos aromatizantes mais famosos é o glutamato monossódico, capaz de intensificar o sabor de qualquer produto. Há pesquisas que sugerem que, uma vez no organismo, ele age como transmissor de impulsos nervosos no cérebro. Por conta disso, seu consumo em excesso tem sido relacionado ao surgimento de doenças como Alzheimer, Parkinson e tumores. 

Leia também: Melhores substitutos para a farinha de trigo

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

dieta do óleo de coco
Alimentação Bem-estar

Dieta do óleo de coco: o que é, riscos e cardápio

Na prática, os benefícios da dieta do óleo de coco estão em sua ação no organismo. Saiba mais

mulher correndo na esteira da academia. Ela usa um véu na cabeça
Bem-estar Movimento

Qual cardio queima mais calorias? Especialista responde

Corrida, bike, natação… Você já se perguntou qual tipo de cardio queima mais calorias? Profissional de educação física responde