Barriga de estresse: saiba o que é e como perdê-la

Bem-estar Saúde
22 de Dezembro, 2022
Leticia Ramirez Naper de Souza
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 63183
Barriga de estresse: saiba o que é e como perdê-la

Os efeitos do estresse são extremamente prejudiciais à saúde e vão desde uma simples dor de cabeça até riscos de AVC, asma e artrite. O que provavelmente você não sabia é que ser estressado também causa efeitos inesperados na aparência, como é o caso da chamada barriga de estresse

Um estudo publicado no American Journal of Epidemiology mostrou que, em uma amostra de 25 a 74 anos, o estresse pode interferir no ganho de peso, essencialmente na região abdominal. Isso acontece porque o estresse estimula o cortisol, que é o hormônio responsável por aumentar o apetite. Continue lendo para entender o que é a barriga de estresse e como perdê-la. 

Leia também: Por que você deve apostar na musculação para perder barriga

Afinal, o que é a barriga de estresse? 

A barriga de estresse é o inchaço abdominal provocado pelos efeitos do estresse. Assim, a relação entre uma vida estressada e ganho de peso envolve taxa de metabolismo, falta de exercício e outros fatores. Portanto, quando uma pessoa se sente estressada, o corpo libera cortisol e como consequência, o corpo produz adrenalina e insulina. Ele transforma o glicogênio, um tipo de carboidrato armazenado no fígado, em açúcar. Portanto, isso provoca um acúmulo de gordura, especialmente na região do abdômen.

Sob estresse, os níveis de ansiedade sobem descontroladamente. Isso porque somos dotados de um gene que, nessas horas de turbulência emocional, bombeia uma proteína produzida no cérebro e nos faz sentir vontade de comer exatamente alimentos doces e gordurosos.

Dessa forma, pessoas estressadas têm o hábito de comer mais do que precisam e podem alcançar até mesmo um quadro de compulsão alimentar. Esse é um ciclo vicioso que o corpo não entende que deve parar: quanto mais estresse, mais cortisol, maior a vontade de comer doce e maior a barriga de estresse.

Principais causas da barriga de estresse:

  • Consumo excessivo de fast food; 
  • Altos níveis de cafeína em bebidas;
  • Pular refeições;
  • Não ter uma rotina alimentar fixa.

Além disso, a síndrome do intestino irritado também pode ser uma das causas da barriga inchada.

Leia também: Perder gordura abdominal: 11 dicas para secar a barriga

Como diminuir a barriga de estresse

Algumas medidas podem te ajudar a reduzir a barriga e o estresse. Confira a seguir:

Identifique a causa do estresse

O primeiro passo para se livrar dos quilos extras é fazer uma análise sincera dos motivos que desencadeiam o seu estresse. Lembre-se, a saúde é algo precioso e precisa ser preservada, ainda que seja necessário realizar alguns sacrifícios. Os motivos do seu estresse podem se estender a várias áreas como trabalho, família, trânsito e outros

Atividades físicas e de relaxamento

Em seguida, busque uma atividade física que você goste como musculação, crossfit, dança ou boxe. Ioga e meditação também podem ajudar de forma significativa na sua busca por equilíbrio. Essas práticas, além de reduzir o estresse, também vão te ajudar a eliminar a gordura da barriga. 

Alimentação e sono

Esse pilar é fundamental para perder de vez a barriga de estresse. Assim, reestruture os seus hábitos alimentares, reduzindo o consumo de fast food e optando pela moderação na quantidade de alimentos que ingere. Inclua vegetais verdes para ter mais consistência nos resultados. Além disso, consultar um nutricionista também pode ajudá-lo a reorganizar os hábitos pouco a pouco. 

Por fim, certifique-se que está dormindo o suficiente para que o seu corpo se recupere completamente das atividades diárias. Afinal, a privação do sono aumenta o apetite, especialmente por alimentos calóricos. 

Referências: National Library of Medicine.

Sobre o autor

Tayna Farias
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em gravidez e maternidade

Leia também:

mulher fazendo exercício na cadeira flexora da academia
Bem-estar Movimento

Como fazer cadeira flexora, um dos melhores exercícios para posterior de coxa

Exercício é uma ótima opção para quem busca fortalecer e hipertrofiar a região posterior das coxas (parte detrás das pernas)

Inchaço ou gordura
Alimentação Bem-estar Saúde

Inchaço ou gordura: como diferenciar?

A maneira mais fácil de descobrir é notar a rapidez com que eles ocorrem, além da localização no corpo. Entenda

dieta do ovo
Alimentação Bem-estar

Dieta do ovo 3 dias: cardápio do desafio do ovo

Já ouviu falar na dieta do ovo 3 dias? No desafio do ovo podemos consumir ovo em forma de omelete, mexido, cozido ou frito. Veja o