Aula de boxe: como é e seus benefícios

Bem-estar Movimento
25 de Novembro, 2019
Aula de boxe: como é e seus benefícios

Se você já assistiu um filme de lutadores de boxe, já tem uma ideia do que estamos falando, não é?

O boxe é uma modalidade do grupo das lutas ou artes marciais que se propagou desde 4.000 a.C e ainda conquista muitos adeptos todos os anos. Alguns apenas apreciadores desse esporte, outros que também se tornam praticantes e passam a ser guardiões das tradições e regras que regem a modalidade.

Trata-se de um esporte que utiliza apenas os movimentos dos membros superiores, de maneira que é considerada falta qualquer ação que não seja desferida com as mãos, trazendo um distanciamento de outras lutas, como o Muay Thai.

As regras estão em torno de separar os participantes por peso. No máximo 12 rounds por luta e a pontuação dos rounds é contada a partir dos golpes dados, defesas, dominância no ringue e agressividade efetiva. Além disso, a luta acontece sempre em um ringue, que deve ter um tablado amortecido cercado de cordas para delimitar a área de combate.

Como surgiu?

Alguns registros históricos nos oferecem evidências de que o boxe surgiu na Etiópia e foi aos poucos se espalhando pelo Antigo Egito e Mediterrâneo. Porém, nessa época, pouco munido de regras, proporcionava um espetáculo à parte que apenas continha uma luta entre os adversários até que um fosse nocauteado. Suas características hostis tornaram difícil a tarefa de considerar a modalidade como um esporte. Até que, no século XVII entrou novamente em evidência, ganhou maior popularidade, algumas regras e espaços para ensino de técnicas próprias.

Benefícios

Como quase todo exercício, o boxe promove melhora da coordenação motora, redução do estresse, aprimoramento cardiorrespiratório, melhora da composição corporal. Para quem quer emagrecer ou tonificar, é perfeito. Mas, ainda temos alguns benefícios que tornam essa prática mais interessante. São eles:

  • Aumento da força;
  • Tonificação dos membros superiores;
  • Fortalecimento dos músculos abdominais;
  • Melhora da postura.

Leia também: Como transformar o corpo em uma máquina de queimar gordura

Quem pode fazer?

Todos podem praticar, é claro, com cautela, já que o boxe é uma modalidade que expõe o aluno a um risco de lesões relativamente alto.

Para crianças, as aulas não são as mesmas ministradas para adultos. Ainda assim, quanto antes começar, podemos obter melhores resultados.

Como começar a praticar

O boxe é uma modalidade que necessita de um professor presencialmente, portanto, para começar a praticar, prepare seus acessórios, roupa adequada e procure uma academia com profissionais qualificados.

Sobre o autor

Leticia Gaspar
Formada em Educação Física na UNIFESP, desenvolve pesquisas socioculturais na faculdade e tem experiência com modalidades para condicionamento e emagrecimento com adultos e idosos.

Leia também:

TDAH na adolescência
Bem-estar Equilíbrio

TDAH na adolescência: o que é, sintomas, como identificar e tratamentos

Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, 2 milhões de pessoas tem TDAH no país; veja como identificá-lo na adolescência

bipolaridade ou borderline
Bem-estar Equilíbrio

Bipolaridade ou borderline? Veja as diferenças entre os transtornos

Quem sofre com bipolaridade ou borderline nem sempre tem o diagnóstico facilmente.

borderline
Bem-estar Equilíbrio

Borderline: O que é, quais são os sintomas e tratamentos

O Transtorno de Personalidade Borderline, trat-se de uma doença mental que envolve as áreas da psiquiatria e psicologia