L-carnitina queima gordura abdominal? O que é e como tomar

Alimentação Bem-estar
28 de Junho, 2023
L-carnitina queima gordura abdominal? O que é e como tomar

De tempos em tempos, surgem novos suplementos, e um dos mais comentados da vez quando o assunto é emagrecimento é a L-carnitina. Não há dúvidas de que uma dieta equilibrada e exercícios são a fórmula ideal para a perda de peso. No entanto, existem suplementos nutricionais que podem ajudá-lo nessa missão. Mas, será que L-carnitina queima gordura abdominal e emagrece? Como tomar?

O que é a L-carnitina?

Trata-se de um composto de aminoácidos que ajuda a tonificar os músculos e a transformar gorduras em energia. Por esse motivo, é conhecida como “queimador de gordura”. Embora o corpo produza essa substância naturalmente, especialistas recomendam seu uso (externo) quando, apesar de uma dieta balanceada e da rotina de exercícios, o peso não é perdido. Também, nos casos de treinamento de alto impacto que requer muita energia. 

A substância pode ser encontrada naturalmente nos laticínios e na carne, especialmente na carne vermelha. Assim como no abacate ou nos grãos de soja, embora em quantidades menores.

Porém, vale ressaltar que própria L-carnitina não emagrece, mas contribui para o processo de conversão de gordura em energia.

Para que serve? 

O suplemento de L-carnitina é usado principalmente para a melhora da performance nos treinos, especialmente no que diz respeito aos de resistência (como ciclismo, triatlo e corrida).

A substância funciona diretamente no processo de formação de energia (ATP). Assim, durante o exercício, ela estimula a oxidação da gordura, poupando o glicogênio muscular presente nos músculos e, consequentemente, gerando ainda mais combustível para o corpo. Por isso, ela também é capaz de reduzir a fadiga e otimizar a recuperação muscular após o esforço.

L-carnitina emagrece ou queima gordura abdominal? Quais são os benefícios?

Seus principais benefícios são:

  • Melhora do desempenho físico e mental;
  • Fortalecimento dos músculos;
  • Melhora da função cerebral;
  • Prevenção do diabetes;
  • Pele mais bonita; 
  • Equilíbrio dos níveis de triglicérides no sangue.

No entanto, lembre-se que antes de tomar qualquer suplemento, é preciso consultar um especialista para recomendar a opção ideal e mais segura para você.

Leia também: Perder gordura abdominal: 13 dicas para secar a barriga

Como tomar a L-carnitina? Com quais exercícios funciona melhor?

O ideal é combinar o suplemento com atividades físicas que exijam um alto nível de energia. Dessa forma, o metabolismo é estimulado e passa a queimar mais gordura. Spinning, crossfit, natação, exercício funcional e atletismo são alguns exemplos. 

A L-carnitina pode ser encontrada em cápsulas, pó ou líquida. Além disso, algumas terapias a utilizam da forma injetável. As doses variam de acordo com o objetivo e as características individuais de cada pessoa, portanto, vale seguir as recomendações do seu nutricionista.

Leia também: Melhor suplemento para perder gordura abdominal existe?

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

Quais são os benefícios da banana para a saúde? Veja lista e receitas saudáveis

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

horário para treinar
Bem-estar Movimento Saúde

Estudo revela melhor horário para pessoas com obesidade treinaram

O estudo da Universidade de Sidney identificou benefícios do treino noturno para a saúde do coração

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor