Qual é o melhor suplemento para perder gordura abdominal?

Alimentação Bem-estar
06 de Junho, 2023
Leticia Ramirez Naper de Souza
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 63183
Qual é o melhor suplemento para perder gordura abdominal?

Quando o assunto é diminuir a circunferência da barriga, geralmente somos impactados por conteúdos e produtos que prometem resultados rápidos e milagrosos, não é mesmo? Mas será que existe um melhor suplemento para perder gordura abdominal? Saiba mais a seguir:

Como acontece a perda de gordura abdominal?

Primeiramente, vamos entender como o processo ocorre: infelizmente, não é possível perder gordura de maneira localizada, ou seja, não podemos dizer ao nosso corpo qual parte ele deve “secar” primeiro.

É claro que algumas pessoas tendem a estocar mais tecido adiposo em certas regiões do que em outras, mas a diminuição do percentual de gordura normalmente acontece de forma geral.

Assim, para que isso aconteça, é preciso apostar em algumas estratégias. Por exemplo:

  • Dieta com déficit calórico: isto é, comer menos calorias do que você gasta durante o dia;
  • Exercícios físicos: uma boa combinação de treinos aeróbicos, que estimulam o gasto energético, com treinos de força, que focam no aumento da massa muscular;
  • Boas noites de sono: uma vez que, durante o descanso, nosso organismo equilibra hormônios relacionados à saciedade (como grelina e leptina), ao emagrecimento (como o GH) e ao estresse (cortisol e adrenalina).

Leia também: Perder gordura abdominal: 13 dicas para secar a barriga

Existe um melhor suplemento para perder gordura abdominal?

Diante desses fatos, é possível perceber que a redução da gordura abdominal não acontece por conta de um único fator, não é mesmo? Ou seja, não existe uma substância ou um produto milagroso que, sozinho, vai fazer você perder barriga da noite para o dia.

Contudo, é claro que alguns suplementos podem te ajudar com o objetivo — desde que você já esteja seguindo todas as orientações acima, é claro! Confira os mais conhecidos:

1 – Cafeína

Sim, a mesma substância presente no café pode contribuir para a perda de gordura abdominal. No geral, ela ativa o hormônio adrenalina, o que nos deixa mais alerta, melhora a concentração e dá mais disposição.

Outra vantagem do suplemento é o seu poder termogênico. Ou seja, ele acelera o metabolismo, aumentando o gasto calórico, ainda que de maneira mais tímida. Estudos também indicam que ele tem relação com a diminuição do apetite.

Os adeptos das atividades físicas costumam gostar bastante da cafeína (especialmente no pré-treino) por um motivo específico: ao estimular o sistema nervoso, ela aumenta consideravelmente o desempenho físico, fazendo com que a gente consiga malhar mais intensamente (e, com isso, gastar mais energia).

2 – L-carnitina

Mais interessante para pessoas que estão começando a treinar ou ainda não conseguem consumir quantidades adequadas de proteína na dieta, a L-carnitina é um composto de aminoácidos que ajuda a tonificar os músculos e a transformar gorduras em energia. Por esse motivo é conhecida como “queimador de gordura”.

A substância pode ser encontrada naturalmente nos laticínios e na carne, especialmente na carne vermelha. Assim como no abacate ou nos grãos de soja, embora em quantidades menores.

Porém, vale ressaltar que a própria L-carnitina não emagrece, mas contribui para o processo de conversão de gordura em energia.

Leia também: L-carnitina queima gordura abdominal? O que é e como tomar

Suplemento para perder gordura abdominal: cuidados

É sempre bom lembrar que nenhum composto ou suplemento deve ser consumido sem a indicação e a orientação de um profissional qualificado (médicos ou nutricionistas). Isso porque as substâncias citadas acima não são recomendadas para todo mundo — quem convive com a hipertensão, por exemplo, não deve fazer suplementação de cafeína.

Isso sem falar nos cuidados que devemos ter com produtos que dizem ser naturais e milagrosos. Mesmo que fabricados a partir de plantas e ingredientes vindos da natureza, eles podem causar danos à saúde se ingeridos de maneira errada.

Leia também: Hábitos noturnos que atrapalham a perda de gordura abdominal

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

exames ergométricos
Bem-estar Movimento Saúde

Exames ergométricos: saiba quais são e a indicação de cada um deles

A atividade física é parte do tratamento de diversas doenças. Veja a importância dos exames e para quem são indicados

mulher segurando pílulas de citrato de magnésio na mão
Alimentação Bem-estar Saúde

Magnésio citrato alivia prisão de ventre? Entenda

Magnésio citrato é indicado para o tratamento da constipação aguda, mas nem todo mundo deve consumi-lo. Entenda melhor

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais