Hábitos noturnos que atrapalham a perda de gordura abdominal

Alimentação Bem-estar
29 de Maio, 2023
Leticia Ramirez Naper de Souza
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 63183
Hábitos noturnos que atrapalham a perda de gordura abdominal

Eliminar aquela gordurinha localizada na barriga é o objetivo de muitas pessoas. Para isso, é preciso priorizar uma alimentação saudável, baseada em vegetais e pobre em ultraprocessados, além de praticar atividades físicas com frequência. Contudo, você sabia que alguns costumes que temos antes de dormir podem atrapalhar o processo? Confira quais hábitos noturnos é melhor deixar de lado se você busca a perda de gordura abdominal:

Leia também: Hábitos que parecem saudáveis, mas não são

Hábitos noturnos que atrapalham a perda de gordura abdominal

1 – Dormir mal (ou pouco)

É durante o descanso noturno que o organismo produz substâncias importantes para a eliminação de gordura. A grelina e a leptina, por exemplo, são dois hormônios que regulam a fome e a saciedade, e podem ficar desequilibrados se dormimos mal (ou pouco).

Para você ter uma ideia, um estudo demonstrou que mesmo uma redução pequena (33%) no sono é capaz de aumentar a fome, o desejo por comida e o tamanho das porções no dia seguinte.

Por isso, o recomendado é descansar cerca de sete a oito horas por noite. Contudo, vale priorizar não somente a quantidade, mas a qualidade do seu sono.

Além disso, o consumo de determinados alimentos que possuem cafeína estimula o foco e a concentração. Contudo, quando ingerimos próximo à hora de dormir, esses itens podem atrapalhar o sono, dependendo da sensibilidade de cada um.

Desse modo, o ideal é evitar café e bebidas com cafeína a partir das 16h.

2 – Beber

O álcool é um composto extremamente calórico, e que não oferece nenhum tipo de nutriente ao corpo. Além de ser difícil de metabolizar, ele prejudica a ação da insulina (hormônio que controla os níveis de glicose, ou açúcar, no sangue) — o que, consequentemente, atrapalha a perda de gordura abdominal.

3 – Comer demais antes de deitar

Outro hábito que dificulta a digestão e o funcionamento da insulina. Além disso, comer demais pode ter efeitos negativos no seu sono.

Desse modo, tente comer pelo menos três horas antes de deitar. E priorize uma refeição leve, evitando frituras e açúcares e optando por proteínas magras, vegetais e grãos integrais.

Leia também: Perder gordura abdominal: 13 dicas para secar a barriga

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

Neste Setembro Amarelo, confira 5 atitudes para ajudar alguém que está em sofrimento
Bem-estar Equilíbrio

Setembro Amarelo: 5 atitudes para ajudar alguém em sofrimento

Aprenda cinco maneiras práticas de apoiar emocionalmente quem está passando por momentos difíceis, com dicas que envolvem acolhimento, empatia e incentivo à busca por ajuda profissional

casal correndo e olhando o relógio
Bem-estar Movimento

Seu relógio inteligente pode estar errado sobre gasto calórico

Estudo de 2017 encontrou inconsistências de até 93% nos cálculos de diferentes tipos de dispositivos. Mas acessório apresenta outras vantagens

homem adulto com esquizofrenia sentado com as duas mãos no cabelo.
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia em adultos: conheça os sintomas e como tratar

O adulto com esquizofrenia pode ter uma variedade de sintomas, desde comportamento bizarro e incerto e fala desorganizada a perda de emoções.