Hábitos que parecem saudáveis, mas não são
Ter um estilo de vida mais saudável é uma tendência. Mas, por outro lado, perseguir o bem-estar a qualquer custo pode levar a extremos que podem fazer mal a saúde física e mental, dando espaço para desequilíbrios que podem comprometer os esforços. A seguir, confira alguns hábitos que parecem saudáveis, mas não são.
Veja também: Síndrome do bem-estar: quando o cuidado vira obsessão
Hábitos que parecem ser saudáveis mas não são
Cortar todas as gorduras da alimentação
Essa atitude radical pode ter o efeito reverso e desequilibrar a dieta. Isso porque as gorduras boas são essenciais para o nosso organismo para melhorar os níveis de colesterol, reduzir as inflamações e melhorar a saúde cardíaca. Por isso, o importante é investir em fontes de gorduras boas como azeite de oliva, peixes, abacate e nozes.
Tomar muito chá verde
Embora a bebida seja conhecida por auxiliar na redução de gordura corporal e também na diminuição do peso, a grande quantidade de chá verde também pode ser prejudicial. Por conter cafeína, tomar chá verde em excesso pode causar insônia e também levar à gastrite, por aumentar a secreção gástrica.
Portanto, ultrapassar a ingestão recomendada de 600 ml também pode reduzir a absorção de diversos nutrientes, como o ferro e cálcio.
Treinar um grupo muscular todos os dias
Essa é uma aposta equivocada para conquistar a definição e aumento dos músculos. De acordo com a educadora física da Vitat, Bianca Pichirilli, os grupos musculares não devem ser estimulados com tanta frequência, já que podem prejudicar o desenvolvimento do treino e aumentar o risco de lesões. Isso acontece porque todo grupo muscular precisa de 48 horas de descanso entre os treinos.
Portanto, o ideal é que o músculo seja estimulado de 2 a 3 vezes por semana no máximo, a depender também da frequência do treino.
Hábitos que parecem ser saudáveis: Tomar multivitamínicos sem indicação médica
O horário, a quantidade e a forma de tomar multivitamínicos varia de acordo com o tipo do suplemento e a indicação do nutricionista. O consumo desse suplemento pode causar alguns efeitos secundários em algumas pessoas, como hepatites, doenças cardiovasculares, alterações do sistema nervoso e problemas nos rins ou na pele.
Além disso, é perigoso tomar multivitamínico se for por conta própria e se consumir por muito tempo, já que o suplemento pode conter toxicidade ou excesso de vitaminas sem a necessidade, o que pode causar efeitos metabólicos negativos, como a fadiga. Portanto, apenas um especialista pode indicar a necessidade e a dosagem ideal de vitamina para cada paciente.
Leia também: Sinais de falta de vitamina dados pelo corpo
Escovar os dentes demais
Exagerar na quantidade de vezes que se escova os dentes também é um hábito que deve ser evitado, já que pode ser uma prática abrasiva que prejudica o esmalte dos dentes. Além disso, a gengiva também pode ficar desgastada e mais sensível. O ideal é escovar os dentes 3 vezes por dia.
Exagerar na dose de álcool em gel
Esse hábito de usar álcool em gel para esterilizar as mãos foi muito reforçado durante a pandemia e ainda hoje permanece. Apesar da praticidade da limpeza, o excesso de álcool em gel pode danificar a microbiota natural da pele e desencadear reações alérgicas.
Hábitos que parecem ser saudáveis: Produtos diet e light
No geral, diet, light e zero são mais saudáveis que os convencionais, mas isso não é uma justificativa para comê-los além da conta. Afinal, como todo alimento industrializado, contém conservantes, corantes e outros aditivos químicos que prejudicam a saúde a longo prazo.
Portanto, se você está buscando emagrecer e mudar os hábitos, saiba que o mais indicado é investir em uma reeducação alimentar. Prefira sempre alimentos frescos e receitas feitas em casa para compor a maior parte de sua alimentação.
Fonte: Bianca Pichirilli, educadora física da Vitat.