Enzimas digestivas “seca-barriga” ajudam a emagrecer?

Alimentação Bem-estar
28 de Junho, 2023
Enzimas digestivas “seca-barriga” ajudam a emagrecer?

As enzimas digestivas contribuem para a absorção de nutrientes e podem ajudar a emagrecer, por isso, ficaram conhecidas como “seca-barriga”. Além disso, o seu uso contínuo melhora o sistema imunológico e a digestão, diminui a inflamação e recupera a saúde intestinal. Saiba mais sobre elas:

O que são as enzimas digestivas?

Elas têm dado o que falar nos últimos tempos. Mas as enzimas digestivas nada mais são do que proteínas responsáveis por facilitar reações químicas ou transformações que acontecem no corpo.

Ou seja, elas ajudam na quebra de alguns nutrientes — convertendo proteína em aminoácido, carboidrato em açúcar e lipídios (gorduras) em ácidos graxos, por exemplo, para que o organismo consiga absorvê-los melhor. Ademais, essas moléculas são fundamentais para o bom funcionamento do metabolismo e para a eliminação de toxinas.

Podemos encontrá-las em alimentos crus, como frutas e vegetais. Mas é importante salientar que cada grupo de comida requer uma enzima específica para realizar sua quebra, como protease, amilase e lipase.

Algumas pessoas possuem naturalmente menos enzimas digestivas do que outras, o que pode provocar:

  • Desconfortos gástricos;
  • Disbiose;
  • Má absorção de nutrientes;
  • Parasitoses;
  • Intolerância alimentar;
  • Dificuldade em atingir objetivos como emagrecer ou ganhar massa muscular.

Todas essas condições acabam bagunçando o intestino e desencadeando a permeabilidade do mesmo. Como consequência, surgem processos inflamatórios crônicos e doenças autoimunes. Por isso, se você desconfia que este seja o seu caso, vale consultar um especialista.

Suplementação de enzimas digestivas “seca-barriga” para emagrecer

Além do avanço da idade, a produção das enzimas digestivas pode ser prejudicada por estresse, consumo excessivo de açúcar, álcool e outras substâncias com potencial de atrapalhar a absorção de vitaminas e minerais.

Quando a quantidade diária não é suficiente para o corpo, a suplementação é indicada para acabar de vez com os incômodos. As cápsulas, então, devem ser consumidas junto com as refeições e, quase sempre, são vendidas como um complexo de enzimas essenciais:

  • Papaína: digestivo de material proteico morto;
  • Lipase: auxilia na quebra de gorduras;
  • Protease: participa da quebra de proteínas;
  • Bromelina: quebra de proteínas e anti-inflamatório;
  • Pancreatina: garante a absorção dos nutrientes.

Procure um médico para orientar sobre a suplementação adequada.

Leia também: Perder gordura abdominal: 13 dicas para secar a barriga

Aplicação na barriga

Por outro lado, há também quem faça a aplicação de enzimas diretamente na barriga para potencializar a quebra lipídica da região. Seus adeptos falam que as moléculas, quando injetadas diretamente no abdômen, aceleram o metabolismo, melhoram a circulação e promovem a eliminação da gordura localizada.

As mais utilizadas são a Thermoyalo (mistura de cafeína, silício e tiratricol), Lipoderme (que concentra lipossomas) e Lipoayslim (feita à base de extrato de manga africana). Geralmente, o procedimento é feito duas vezes por semana durante um mês e promete reduzir até cinco centímetros de circunferência abdominal.

Contudo, é importante ressaltar que os resultados variam de pessoa para pessoa e não são permanentes. Desse modo, se você ganhar peso, pode voltar a acumular os “pneuzinhos”. Além disso, o procedimento pode ser extremamente perigoso se feito da maneira incorreta ou com os produtos errados — e gerar problemas como a necrose dos tecidos.

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

Quais são os benefícios da banana para a saúde? Veja lista e receitas saudáveis

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

horário para treinar
Bem-estar Movimento Saúde

Estudo revela melhor horário para pessoas com obesidade treinaram

O estudo da Universidade de Sidney identificou benefícios do treino noturno para a saúde do coração

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor