A jornada do emagrecimento

31 de outubro, 2021

O grande segredo do emagrecimento é conseguir entender qual protocolo faz mais sentido para você, dentro das coisas que você gosta de comer, e que você conseguirá se manter fazendo por mais tempo.

Assim, é essencial reconhecer e aceitar que, às vezes, algumas opções não vão funcionar, por mais que o mundo diga que pode dar certo. 

Existem algumas coisas que não podem ser deixadas de lado para que o seu processo continue dando certo, como:

Quanto tempo você vai suportar

O emagrecimento é um processo que exige longo prazo. Nada muda de forma significativa da noite para o dia. Por esse motivo, faz toda a diferença entender que, de tudo que você aprendeu, o que faz mais sentido caso tenha que fazer por bastante tempo, ao ponto de manter uma constância nas ações, por mais que seja desconfortável.

Suas preferências

Por ser um processo de longo prazo que exige constância, você vai precisar consumir os alimentos que gosta. Não adianta seguir uma estratégia cetogênica se você cresceu amando consumir pães, por exemplo. Talvez, se for muito difícil deixar de comer pão, seja muito mais inteligente fazer uma dieta com restrição calórica, em que o pão possa estar, mesmo que você tenha que comer pouco, do que uma dieta que não existe pão na sua composição. Precisa fazer sentido.

Quanto você pode gastar

A escolha dos alimentos e estratégias precisa estar de acordo com as suas possibilidades financeiras. Não adianta optar por alimentos que fiquem fora da sua margem, só porque alguém falou que aquilo é bom. Olhar para a feira e entender que tudo que tem ali é a base do que você precisa (tirando o pastel, é claro) é a melhor forma de você entender que para fazer uma boa dieta não é preciso gastar muito dinheiro.

Para fechar, eu quero que você sempre lembre que feito é melhor que perfeito. Ou seja, é muito melhor você dar passos curtos e dentro das suas capacidades para que sempre esteja andando para frente, do que deixar de fazer porque não vai conseguir fazer tudo da forma que acha que precisa ser feito.

O processo de emagrecimento exige constância, e nunca se esqueça que um processo que pede restrição sempre vai ser difícil e desconfortável, mas muito pior é continuar estacionado no mesmo lugar. 

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.