Treinar no inverno ajuda a emagrecer

5 de julho, 2022

Com a chegada do inverno, bate aquela preguiça e, muitas vezes, o treino é adiado para a próxima semana. Afinal, não tem nada melhor do que ficar embaixo das cobertas, não é mesmo? Mas de acordo com  o educador físico e diretor técnico da Bodytech, Eduardo Netto, treinar no inverno pode acelerar o processo de emagrecimento em até 10%.

Durante a estação mais fria do ano o metabolismo do corpo acelera, pois é necessário produzir mais calor. Mas, para isso acontecer, é preciso controlar a alimentação e não exagerar. Além disso, não parar de se exercitar.

Outra dúvida bem comum é se pessoas com problemas respiratórios podem realizar exercícios em baixas temperaturas. “Podem e devem participar de exercícios e atividades com a maior regularidade possível. Eles devem, no entanto, estar conscientes de uma série de fatores. É de extrema importância buscar orientação médica. Em condições de frio extremo, considere exercitar-se em uma academia, em casa ou caminhar em um ambiente climatizado em vez de ao ar livre”, orienta Netto.

A prática de exercício regular faz parte de um estilo de vida saudável, mesmo para aqueles com doenças pulmonares. Dessa maneira, a quantidade e o tipo de atividade têm muitos benefícios. Certifique-se de perguntar ao seu médico antes de fazer alterações em sua rotina de exercícios, e sempre tenha orientação de um profissional de Educação Física.

Lembre-se também que com o tempo frio vem a temporada de gripes e resfriados. Portanto, lembre-se de vestir roupas quentes e manter os pés e a cabeça cobertos quando estiver no ao ar livre.

Benefícios de treinar no inverno

  • Permite manter os níveis de condicionamento físico;
  • Fortalece o sistema imunológico. Pois exercitar-se faz o sangue bombear mais rápido e auxilia as células imunológicas a circularem pelo corpo mais rapidamente, ajudando a procurar e destruir infecções;
  • O treino diário libera substâncias químicas de bem-estar e de combate ao estresse. O cérebro libera serotonina e dopamina, que podem ajudar a reduzir a ansiedade e a depressão enquanto aumentam a sensação de leveza;
  • Ajuda a não ganhar peso. Isso porque, no frio, existe uma tendência de buscar por alimentos chamados “comfort food”, que geram uma sensação de prazer e conforto. Normalmente as pessoas fazem programações mais caseiras, em ambientes fechados, ficam mais juntas e isso predispõe maior incentivo para refeições em grupo e dessa forma o aumento da ingesta calórica.

“Não caia em tentação, siga a rotina de exercícios para manter-se ativo e saudável. Para não deixar para o dia seguinte, uma boa estratégia é adaptar os horários. O exercício precisa ser regular para efeitos em longo prazo”, alerta o educador físico.

Cuidados ao treinar no inverno

Cuidados ao treinar no inverno: tempo de aquecimento

Nosso organismo, em específico a musculatura, reage ao frio contraindo os músculos, na tentativa de produzir calor, merecendo, portanto, uma atenção especial à preparação do corpo para o exercício físico, ativando a musculatura, dessa forma favorecendo a circulação sanguínea e aumentando a temperatura corporal. 

Leia também: Treinar no inverno: dicas para conseguir acordar cedo

Motivação para treinar

Uma excelente opção é exercitar-se em grupo ou pelo menos com um amigo(a). Sem dúvidas, isso poderá lhe ajudar a manter-se fiel à prática, mesmo nos dias em que a preguiça surgir.

Procure os horários em que o frio é menos intenso

A hora do almoço, por exemplo, pode ser uma ótima opção para treinar no inverno. 

Foque nos benefícios mentais proporcionados pelo exercício

Melhora da memória, da concentração e da qualidade do sono; elevação do humor; aumento da disposição física e mental. Lembre-se de que os exercícios em ambientes como academias, onde a temperatura é controlada, podem contribuir para manter a frequência e não desistir.

Choque térmico

Ao exercitar-se durante a estação fria, é importante manter as extremidades do corpo com mais proteções. Ou seja, gorros, meias especiais e luvas são recomendados. Quanto à preocupação de choque térmico, basta utilizar roupas em camadas. Um erro frequente é treinar com peças pesadas e exageradas. Portanto, vista roupas em camadas, que possam ser removidas assim que começar a suar, e coloque novamente conforme necessário. O ideal é: primeiro, coloque uma peça fina de material sintético, como polipropileno. Evite algodão, pois fica úmido próximo à pele.

Hidratação

Durante o exercício em temperaturas mais frias é tão ou mais importante do que em temperaturas quentes. Isso porque o ar frio é mais seco que o ar quente. Beba água antes, durante e após o treino.

Fonte: Eduardo Netto, educador físico e diretor técnico da Bodytech.

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