Chá de açafrão-da-terra: para que serve e como consumir

Alimentação Bem-estar
18 de Agosto, 2023
Fernanda Lancellotti
Revisado por
Nutricionista • CRN3 29223
Chá de açafrão-da-terra: para que serve e como consumir

A cúrcuma (também chamada de açafrão-da-terra, açafrão-da-Índia, gengibre amarelo…) é um alimento muito conhecido por suas propriedades antioxidantes. E dentre as muitas possibilidades de consumo da raiz, provavelmente pouca gente conhece o chá de açafrão-da-terra. Mas primeiro, vale entender:

Quais os benefícios do açafrão-da-terra?

O principal componente da cúrcuma é a curcumina: substância que dá a cor alaranjada ao alimento e atrai pesquisadores pelo seu alto potencial antioxidante. Isso porque ela auxilia o organismo no combate aos radicais livres — associados a doenças cardiovasculares, ao envelhecimento precoce e até ao câncer.

Além disso, a cúrcuma carrega inúmeros nutrientes, como as vitaminas C e B6, muito importantes para a imunidade e para o funcionamento cerebral. E o potássio, que ajuda na regulação da pressão arterial e no combate a derrames. E conta com:

  • Ferro: aliado contra a anemia;
  • Manganês: ajuda no equilíbrio do colesterol;
  • Cálcio: essencial para a saúde dos ossos e, consequentemente, para a redução dos sintomas de artrite;
  • Doses (ainda que pequenas) de proteína e fibras.

Uma revisão de estudos, inclusive, mostrou que a curcumina pode ajudar a reduzir as chances de várias doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson. Acredita-se que seus poderes antioxidantes e anti-inflamatórios diminuam o dano celular do cérebro.

outro artigo fala em proteção do fígado. Isso porque, aparentemente, o açafrão-da-terra estimula a produção de bile (líquido produzido pelo órgão para ajudar na digestão), bem como defende as células contra químicos, como o álcool.

Para que serve o chá de açafrão-da-terra e como consumir

Além de altamente nutritiva, a cúrcuma também é extremamente versátil — vai bem em diferentes preparações, como sucos, saladas, carnes, peixes, molhos, massas, omeletes, sopas, tapiocas e legumes cozidos.

O consumo do chá de açafrão-da-terra, por exemplo, é feito por quem busca uma boa assimilação da curcumina pelo organismo, uma vez que nosso corpo tem certa dificuldade em absorver o pigmento puro.

Leia também: Açafrão-da-terra (cúrcuma): Benefícios e como incluir na dieta

Desse modo, o chá de cúrcuma, feito com raiz de cúrcuma ralada ou pó puro, é considerado uma das maneiras mais eficazes de ingerir o tempero. E apesar de não haver uma recomendação mínima para sentir seus efeitos, estudos falam em 400 a 600 miligramas de açafrão-da-terra em pó três vezes ao dia. Ou, então, 1 a 3 gramas por dia da raiz ralada ou seca. Confira, a seguir, uma receita de chá de açafrão para fazer em casa:

Receita de chá de açafrão-da-terra

Adicionar ingredientes que contenham piperina, como pimenta-do-reino ou do tipo preta, facilita a captação de curcumina pelo organismo — além de dar um gosto picante à bebida!

Ingredientes:

  • 1 col (chá) cheia de açafrão em pó;
  • 10g de gengibre;
  • 1 col (café) de pimenta-do-reino em pó;
  • 0,7 col (chá) de canela em pó;
  • 1 copo requeijão de água.

Modo de preparo:

Esquente a água e, antes de levantar fervura, desligue o fogo e acrescente os demais ingredientes. Tampe por cinco minutos e beba.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!