Vitamina de banana com cúrcuma para quem quer emagrecer

Alimentação Bem-estar
05 de Abril, 2022
Fernanda Lancellotti
Revisado por
Nutricionista • CRN3 29223
Vitamina de banana com cúrcuma para quem quer emagrecer

Quem está tentando emagrecer já pode ter apostado no consumo de bebidas detox para ajudar no processo. Menos conhecidas, as bebidas termogênicas também são saudáveis e auxiliam na perda de peso. Uma delas é resultado da mistura de dois ingredientes considerados saudáveis: banana e cúrcuma. Mas, será que a vitamina de banana com cúrcuma emagrece?

Leia também: Açafrão-da-terra (cúrcuma): para que serve, benefícios e como tomar

Benefícios da banana

“Ela é muito rica em nutrientes essenciais e ainda proporciona vantagens para a digestão, a saúde do coração, os níveis de açúcar no sangue e a saciedade”, explica a nutricionista Juliana Vieira. Entenda todos eles:

  • Fortalece o coração: poucos sabem, mas a fruta é um alimento rico em eletrólitos. Por isso, é excelente para a saúde do coração, já que ajuda a manter regulados os batimentos cardíacos e, não só, promove o controle da pressão arterial;
  • Melhora o funcionamento intestinal: rica em fibras, a banana é ótima para o intestino, de forma que ajuda na digestão e na formação do bolo fecal. Assim, beneficia a flora intestinal e, além disso, ajuda a manter a saciedade, espantando a fome;
  • É fonte de energia: conhecido alimento entre os atletas, é uma ótima opção de lanche pré-treino, pois provê muita energia para atividades físicas. Por isso, é também uma boa adição ao café da manhã;
  • Melhora o humor: o triptofano é um aminoácido essencial para o corpo humano. Ele é precursor da serotonina e da melatonina, hormônios da felicidade e do sono, respectivamente. Felizmente, a banana é riquíssima nessa substância.

Benefícios da cúrcuma

Também chamada de açafrão-da-terra, a cúrcuma é cheia de nutrientes, como vitaminas C e B6. Ou seja, importantes para a imunidade e o funcionamento cerebral, e minerais, especialmente o potássio, que regula a pressão arterial e colabora na prevenção de derrames. 

Além disso, tem ferro (aliado contra a anemia), manganês (ajuda no equilíbrio do colesterol) e cálcio (essencial para a saúde dos ossos), e conta com doses (ainda que pequenas) de proteína e fibras.

Há estudos que apontam a ação da cúrcuma na perda de peso. Especialmente por agir como anti-inflamatório natural, e na redução dos níveis do colesterol ruim.

Afinal, vitamina de banana com cúrcuma emagrece?

Antes de responder se vitamina de banana com cúrcuma emagrece, é preciso levar em conta algumas coisas. A primeira delas é o fato de que nenhum alimento, sozinho, pode fazer você ganhar peso ou emagrecer milagrosamente. Isso porque o que conta mais é o todo. Ou seja, a quantidade de calorias que você consome ao longo do dia.

Além disso, não podemos nos esquecer que os alimentos concentram outros nutrientes muito importantes para a manutenção da saúde — e até para a saciedade.

Ou seja, ambos têm muitos benefícios comprovados para a saúde e não existe contraindicação à ingestão dessa tendência. No entanto, nenhuma evidência sugere que eles devam ser consumidos juntos para potencializar os benefícios. Sendo assim, não existe comprovação de que a vitamina de banana com cúrcuma seja eficaz para emagrecer. Portanto, não há necessidade de misturar os dois se você não quiser: você pode consumir os ingredientes separadamente. 

Leia também: Como usar o açafrão para emagrecer

Receita de vitamina de banana com cúrcuma

Ingredientes

  • ¼ colher (chá) de cúrcuma moída;
  • 1 xícara de leite de amêndoas sem açúcar;
  • 1 banana picada.

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador;

Bata por alguns minutos até obter um conteúdo homogêneo; Adicione gelo e beba. 

Leia também: Suco de cúrcuma com gengibre emagrece?

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!