Alimentos que fazem você ganhar peso na TPM

Alimentação Bem-estar
01 de Junho, 2020
Alimentos que fazem você ganhar peso na TPM

Se você é daquelas que teme que a TPM porque os ponteiros da balança sobem, não se sinta só. Muitas mulheres tendem a ganhar peso na TPM. Isso se deve, principalmente, à retenção de líquidos causada por alterações hormonais que afetam diretamente o metabolismo da água corporal.

Quando os estrogênios aumentam, o corpo armazena mais água, e isso geralmente piora ainda mais quando se está em estado de estresse, ansiedade e nervosismo, o que também pode diminuir os níveis de progesterona e resultar em aumento de um a três quilos.

Para combater a retenção de líquidos, é importante evitar alimentos que agravam o problema. Também, ingeri-los no período da TPM poderá contribuir para que seu corpo sofra um maior desequilíbrio em termos de peso. Saiba o que eliminar da dieta para não ganhar peso na TPM. 

Alimentos processados 

Durante o período, será muito mais complicado resistir a desejos como fast food. Mas, batatas fritas, lanches, sorvetes e sobremesas geralmente são carregados de açúcar, conservantes, carboidratos e, é claro, sal. Portanto, para não ganhar peso na TPM, tente acalmar a fome com legumes picados, carne magra grelhada e alimentos ricos em fibras.

Leia também: Por que temos retenção de líquidos e como evitá-la?

Sushi

Embora muitas pessoas pensem que o sushi é uma boa ideia para manter o peso, especificamente durante a menstruação é uma opção muito ruim. Eles costumam ser servidos com grandes quantidades de shoyu, que é carregado com sódio. Além disso, o arroz de sushi é frequentemente preparado com açúcar, o que pode gerar picos de insulina no organismo.

Bebidas açucaradas

Não adianta se afastar de todos os bolos, biscoitos e sobremesas que cruzam seu caminho, desde que não pare de consumir refrigerantes e bebidas cheias de açúcar. Você você vai ganhar peso na TPM – e também no restante do mês. Substitua sua necessidade de doces por um punhado de frutas vermelhas, e lembre-se de que os adoçantes também contribuem para a inflamação abdominal.

Leia também: Açúcar x Sal: O que é pior para o corpo?

Molho pronto

Um dos erros mais frequentes que contribuem para o ganho de peso durante a TPM é recorrer apenas a saladas, mas escorregar no tempero. Não adianta comer salada se você optar por inundá-la em grandes quantidades de molho pronto. Eles são fontes de gordura, açúcar e sódio. É melhor que você coma uma dieta equilibrada, rica em fibras e proteínas, especialmente durante a semana mais complicada do mês.

Queijos e embutidos

Ambos são ricos em gordura e, principalmente, sódio, o que fará com que você se sinta desconfortável e inflamada, especialmente durante os dias em que é mais provável que retenha líquidos.

Leia também: Comida japonesa: Melhores escolhas para não sair da dieta

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina

aveia com limão
Alimentação Bem-estar

Dieta Oatzempic: suco de aveia com limão realmente emagrece?

Shake não oferece riscos, mas não cumpre efeitos milagrosos na perda de peso