Biotina: Vitamina B7 tem benefícios para cabelos, pele e unhas

Alimentação Beleza Bem-estar
01 de Março, 2023
Biotina: Vitamina B7 tem benefícios para cabelos, pele e unhas

A biotina faz parte do complexo B de vitaminas. Também é conhecida por vitamina B7 ou vitamina H. Produzida no intestino, pelas bactérias, tornou-se a queridinha dos suplementos voltados para cabelos, pele e unhas. No entanto, a biotina também traz outros benefícios para a saúde. Confira, agora, mais detalhes sobre essa vitamina.

Leia mais: Biotina emagrece ou engorda? Especialista responde

O que é a biotina e para que serve?

A biotina é responsável por regular a expressão dos nossos genes. Além disso, está envolvida em processos como manutenção dos níveis de glicose no sangue e na composição de cabelos e unhas. Além disso, contribui para o funcionamento normal do sistema nervoso.

Essa vitamina, assim como a maioria das que integram o complexo B, é amplamente distribuída nos alimentos. É possível encontrá-la, por exemplo, no fígado de boi, cereais, grãos e vegetais.

Benefícios da biotina (vitamina B7)

Fortalece unhas, cabelos e pele 

Uma das principais funções da biotina está na formação e crescimento saudável de unhas e cabelos. Portanto, sem ela, ambos não crescem como deveriam, tornando-se quebradiços e frágeis. 

Além disso, no caso da pele, a vitamina ajuda a metabolizar outros macronutrientes, equilibrando, assim, as funções do maior órgão do nosso corpo. Já nos cabelos podem fazer o papel de prevenção à queda dos fios.

Melhora a absorção de outros nutrientes 

Não são apenas os cabelos, unhas e pele que se beneficiam de sua função. Ou seja, a biotina ajuda a metabolizar macronutrientes como carboidratos, gorduras e proteínas. Assim, ela otimiza a absorção dessas substâncias e garante o aproveitamento nutricional.

Pode ajudar na perda de peso 

Por ser uma vitamina bastante ativa nas funções metabólicas, regula a absorção de gorduras e no controle do apetite. Além disso, auxilia a controlar os níveis de açúcar no sangue, um fator necessário para o emagrecimento saudável. 

Biotina atua no desenvolvimento de massa muscular 

A biotina também tem o papel de reparar tecidos. Dessa forma, ao fazer musculação ou treinamento de força que envolve a lesão das fibras musculares, ajuda a regenerá-las. Portanto, é uma ótima parceira do processo de hipertrofia.

Carência de biotina

A deficiência em biotina é rara, mas ocorre principalmente em três situações:

  • Alimentação parentérica prolongada sem suplementação de biotina
  • Lactentes alimentados com leite em pó sem biotina
  • Consumo de clara do ovo crua por um período prolongado.

Existem, ainda, alguns defeitos metabólicos congênitos que também estão associados à deficiência em biotina.

A carência da vitamina B7 provoca principalmente queda de cabelo, conjuntivite, perda do controle muscular e dermatite esfoliativa na região dos olhos, nariz e boca. Além disso, abre as portas para problemas neurológicos e gastrointestinais.

Como diagnosticar a carência de biotina?

A avaliação dos níveis de vitamina H (biotina) é utilizada para identificar a ausência ou baixa ingestão do nutriente, que resulta em problemas de saúde, como queda de cabelos, unhas quebradiças e danos nos nervos. Dessa forma, o diagnóstico é feito por meio de um exame de sangue.

Suplemento de biotina

Quem deve consumir?

O suplemento de vitamina biotina só é orientado quando a pessoa manifesta sintomas da ausência deste nutriente. Dessa forma, a suplementação deve ser orientada por um nutricionista ou médico nutrólogo.

Além disso, conforme veremos abaixo, a biotina está disponível em diferentes fontes na alimentação. Ou seja: suplementá-la nem sempre é necessário. Embora seja uma vitamina segura, a suplementação sem necessidade pode desencadear alguns efeitos indesejados no organismo, como o surgimento de acne, reações alérgicas na pele, náusea e diarreia.

Quantidade recomendada por dia

As quantidades diárias de biotina variam de acordo com a faixa etária. Mas, em média, um adulto deve consumir 0,0019 mg por dia. Contudo, esses níveis precisam ser ajustados por um nutricionista.

Existe risco de superdosagem?

Não há efeitos colaterais se as quantidades recomendadas de biotina ultrapassarem seus limites. Assim, o que não for utilizado pelo organismo geralmente é eliminado por meio da urina ou das fezes.

Alimentos ricos em biotina

Antes de pensar em suplementação, que tal apostar em uma alimentação que ofereça a biotina e outras vitaminas? Assim, veja alguns alimentos que possuem o nutriente. 

Leia também: Alimentos que ajudam a fortalecer os cabelos

Botina engorda?

Se você quer saber se a biotina engorda, a resposta é não. Por outro lado, no caso da perda de peso, “o uso da vitamina não emagrece diretamente, mas contribui para o funcionamento do metabolismo”, explica o médico.

Isso porque a biotina participa da quebra dos alimentos, transformando-os em energia para o organismo. Vale lembrar que nenhum suplemento, sozinho, consegue fazer com que a pessoa perca peso apenas por utilizá-lo. Ou seja, a biotina é apenas uma aliada no processo.

Qual o efeito da biotina no cabelo?

Também conhecida como “vitamina do cabelo”, a biotina fortalece os folículos e evita que os fios se quebrem, além de ajudá-los a crescer mais rapidamente.

Além disso, fornece nutrientes essenciais para os folículos e as hastes capilares. E esta operação leva ao crescimento do cabelo, assim como da pele e das unhas.

Fontes: Geovanna Barreto e Juliana Belmont, nutricionistas da Clínica NutriCilla.

Referências: Sociedade Brasileira de Pediatria.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

dieta do óleo de coco
Alimentação Bem-estar

Dieta do óleo de coco: o que é, riscos e cardápio

Na prática, os benefícios da dieta do óleo de coco estão em sua ação no organismo. Saiba mais

mulher correndo na esteira da academia. Ela usa um véu na cabeça
Bem-estar Movimento

Qual cardio queima mais calorias? Especialista responde

Corrida, bike, natação… Você já se perguntou qual tipo de cardio queima mais calorias? Profissional de educação física responde