Alimentos que ajudam a fortalecer os cabelos

Alimentação Beleza Bem-estar
24 de Julho, 2019
Alimentos que ajudam a fortalecer os cabelos

Você certamente já ouviu dizer que beleza vem de dentro. No caso dos cabelos, a máxima ganha sentido literal.

Uma alimentação balanceada interfere diretamente na saúde e aparência dos fios. Então, para ter um cabelo saudável, vale ficar de olho nos ingredientes que você escolhe para colocar no prato.

“A composição química do cabelo é de, basicamente, 90% queratina – e sua deficiência implica diretamente na saúde capilar. Então, para manter os fios em dia é preciso repor essa proteína no corpo, além de complementá-la com minerais como ferro, cobre e zinco”, explica a nutricionista Letícia Manduca, de São Paulo.

Leia também: Alimentos que garantem uma pele saudável e lisinha

Saiba quais são os alimentos que precisam estar no seu dia a dia para que as madeixas cresçam fortes e com brilho:

Carne vermelha

As vitaminas do complexo B presentes na carne são fundamentais para quem deseja que os fios cresçam rápido e de forma saudável, já que o nutriente atua na multiplicação celular”, explica a nutricionista Vanessa Losano.

Ovo

“Por ser rico em vitamina A, ele garante a melhora da elasticidade dos fios e diminui a oleosidade. Já o ácido fólico presente em sua composição ajuda a retardar o aparecimento de fios brancos”, completa Vanessa.

Grãos integrais

“Linhaça, quinua, aveia, chia, feijão-branco e outros grãos são fontes de zinco, que estimula a multiplicação das células, favorecendo o crescimento e fortalecimento dos cabelos”, conta Letícia Manduca.

Pescados e frutos do mar

Esses alimentos são indicados por serem fonte de vitamina B3. “Essa vitamina aumenta a circulação no couro cabeludo, facilitando a entrega de nutrientes”, conta Letícia.

Morango

A fruta oferece vitamina C, que ativa a microcirculação sanguínea no couro cabeludo. Com sua ação, os fios crescem mais rápido, resistentes e menos sujeitos à queda, quebra e ao ressecamento.

Iogurte e leite desnatado

São abundantes em cálcio, que é um mineral importante para o crescimento dos cabelos. Ele atua estimulando a produção de enzimas que promovem a multiplicação celular, fortalecendo o bulbo capilar.

Chá verde

Atua na limpeza mais profunda de cabelos com raízes mais oleosas. E como tem propriedades desintoxicantes, ajuda na manutenção de um couro cabeludo saudável, livre de caspa.

Suco funcional para o cabelo 

A nutricionista Letícia Manduca ensina uma receita prática e fácil com ingredientes poderosos para a saúde do cabelo:

Ingredientes

1 maçã
1 copo (200 ml) de água de coco
1 folha de couve
1 fatia fina de gengibre
1 limão

Modo de preparo 

Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba logo em seguida.

Proteja seus lábios no frio

Leia também: 7 alimentos anti-inflamatórios que você deve ter sempre à mão

Sobre o autor

Amanda Figueiredo
Amanda Figueiredo é nutricionista clínica pela USP (Universidade de São Paulo), pós-graduada em Saúde da Mulher e Reprodução Humana pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) e especialista em emagrecimento e nutrição estética CRN-3 77456 Também é jornalista e editora-chefe da Vitat.

Leia também:

foto de folhas de citronela em uma bandeja de bambu
Bem-estar Casa Saúde

Planta citronela espanta mosquito da dengue?

A planta possui um óleo essencial desagradável para alguns insetos. Contudo, a citronela não deve ser a única estratégia para espantar o mosquito da dengue

ovo ajuda no ganho de massa
Alimentação Bem-estar

Aumentar o consumo de ovos ajuda no ganho de massa muscular?

Um adulto deve ingerir cerca de 1 a 3 ovos por dia, mas recomendação pode mudar dependendo individuais

Cinco habitos
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Cinco hábitos indispensáveis para a saúde

Para iniciar uma mudança de comportamento, confira cinco atitudes simples para incorporar no dia a dia que trazem benefícios no futuro