É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela
- 1. O que é a canela?
- 2. Chá de canela: para que serve?
- 3. Benefícios do chá de canela
- 4. Chá de canela em pó ou em pau: qual é melhor?
- 5. Principais perguntas sobre o chá de canela
- 6. Contraindicações
- 7. Como fazer chá de canela
- 8. Outras receitas com chá de canela
- 9. Será que o chá de canela é o melhor para você?
- 10. Fontes e referências
Engana-se quem pensa que o chá de canela é apenas saboroso — na verdade, ele concentra muitos nutrientes e benefícios que ajudam a reforçar a saúde do nosso corpo. Se você é fã da bebida, saiba mais sobre ela (desde vantagens e cuidados, até receitas).
Leia mais: Canela: Benefícios, para que serve e como usar o tempero
O que é a canela?
A canela é uma especiaria obtida da casca interna de árvores do gênero Cinnamomum, amplamente utilizada tanto na culinária quanto na medicina tradicional. Sua origem remonta às antigas civilizações do Sri Lanka, da Índia e do sudeste asiático, sendo altamente valorizada desde os tempos antigos por suas propriedades aromáticas e terapêuticas.
No Brasil, a canela é amplamente utilizada na culinária, principalmente em sobremesas, bebidas (como o quentão e o chá) e pratos doces como arroz doce, bolos, além de ser usada também em receitas salgadas. A especiaria é apreciada por seu sabor marcante e pelas potenciais propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que muitos associam a benefícios para a saúde.
Chá de canela: para que serve?
O chá de canela é um dos grandes aliados de quem está de dieta. Além de aromático e saboroso, tem efeito termogênico: suas substâncias atuam aumentando a temperatura do organismo. Ou seja, fazem com que o metabolismo fique mais acelerado e com que a queima de gorduras seja maior.
A canela é uma das especiarias mais completas quando o assunto é riqueza nutricional. Assim, entre outras propriedades, esse tempero aumenta a saciedade, imita a doçura e oferece antioxidantes essenciais para o corpo. Além disso, o ingrediente:
- Controla o colesterol: segundo um estudo, o consumo de canela por 40 dias contribuiu para a diminuição do colesterol total;
- Ações antioxidante e anti-inflamatória;
- Diminui o risco de desenvolver diabetes e doenças coronarianas, pois reduz os triglicérides;
- Contribui para o emagrecimento, por ser um alimento termogênico;
- Aumenta o gasto calórico do organismo durante a digestão;
- Anti-inflamatório;
- Previne o envelhecimento por ser antioxidante.
Leia também: Chás: Conheça os benefícios e diferentes tipos da bebida
Benefícios do chá de canela
Saiba mais detalhes sobre os benefícios do chá da especiaria para o organismo:
Prevenir o diabetes
Cientistas descobriram que a canela pode ajudar a controlar o nível de açúcar no sangue, sendo assim, pode ajudar a prevenir o diagnóstico de diabetes tipo 2. Isso porque a sobrecarga de açúcar no sangue pode fazer com que o indivíduo apresente, primeiro, um quadro de resistência à insulina, que, no futuro, pode se transformar em diabetes.
Publicado no Journal of Endocrine Society, o estudo buscou compreender como as propriedades da canela poderiam ajudar no que diz respeito à presença de açúcar na corrente sanguínea. Por fim, concluíram que a popular especiaria pode beneficiar a saúde, inclusive ajudando na prevenção do diabetes.
Além disso, auxiliar a emagrecer
Primeiramente, precisamos entender: nenhum alimento ou bebida, sozinho, é capaz de nos fazer emagrecer. Mas é claro que alguns ingredientes podem nos ajudar na jornada! Um exemplo é o chá de canela.
Entre outros benefícios, o tempero reduz a fome, estimula a digestão e ainda diminui os níveis ruins de colesterol no sangue. Além disso, ele é considerado termogênico. Ou seja, está entre os alimentos que “obrigam” o organismo a gastar mais energia durante a digestão e, assim, favorecem a queima de gordura.
Controlar o colesterol
Uma revisão de estudos feita em 2021 concluiu que o consumo frequente de canela foi relacionado a menores taxas de colesterol LDL (o chamado colesterol ruim) no sangue em pacientes com diabetes, síndrome metabólica e esteatose hepática (gordura no fígado).
Além disso, o mesmo artigo analisou uma outra pesquisa, e verificou que em pessoas saudáveis, o uso da especiaria durante três meses também foi capaz de reduzir os níveis de LDL no organismo.
Combater o envelhecimento precoce e melhorar a imunidade
Os compostos antioxidantes presentes na canela combatem a ação exagerada dos radicais livres no corpo. Para entendermos melhor, os radicais livres são produzidos diariamente em nosso organismo durante a respiração celular. E atuam, por exemplo, no combate a micro-organismos que causam gripes e outras infecções.
Entretanto, a produção excessiva deles é tóxica para nós, podendo danificar nossas células e causar diversos problemas para a saúde, como deficiência do sistema imunológico e o chamado envelhecimento precoce das nossas células.
Assim, os antioxidantes (substâncias feitas nas nossas células ou obtidas por meio da alimentação) têm a capacidade de inativar os radicais livres e promover o equilíbrio orgânico.
Melhorar a circulação do sangue
O tempero possui uma substância chamada cumarina, que tem propriedades anticoagulantes. Isso quer dizer que o sangue circula de modo mais eficiente por todo o corpo, entregando oxigênio e nutrientes aos músculos, órgãos e tecidos com mais rapidez.
Contudo, se consumida em excesso, a cumarina pode ser prejudicial para nós.
Por fim, acelerar o metabolismo
Isso porque a canela é termogênica, isto é, aumenta a temperatura corporal, impulsionando, assim, a atividade metabólica do organismo. O que resulta em um maior gasto de calorias.
Leia também: Chá de hibisco: Como preparar e consumir para emagrecer
Chá de canela em pó ou em pau: qual é melhor?
Essa é uma dúvida comum entre as pessoas. Mas a verdade é que o chá de canela em pau pode ser mais seguro de consumir. Isso porque existem dois tipos principais de canela: a Cinnamomum verum e a canela-cássia. A segunda opção concentra muita cumarina, por isso, não é indicada para a preparação de chás.
Quando ambas estão em forma de pau, é muito mais fácil diferenciá-las. Enquanto a cássia apresenta apenas uma lasca inteira, a Cinnamomum verum possui lascas mais finas e sobrepostas, que juntam-se em várias camadas. Dessa forma, é mais seguro consumir a canela em pau “verdadeira”. Sem contar que o aroma e o sabor da especiaria em pau são muito mais acentuados.
Principais perguntas sobre o chá de canela
Chá de canela é uma receita abortiva?
A teoria diz que o chá de canela, por ser uma bebida estimulante e termogênica, aumentaria a temperatura do corpo, estimularia a circulação sanguínea e, por consequência, causaria contrações musculares no útero (as chamadas cólicas). Assim, ingerir o líquido seria uma maneira de interromper uma gravidez.
Contudo, não existem evidências científicas que comprovem essa relação. Ou seja, não é possível afirmar que o chá de canela é abortivo — no entanto, ele não é recomendado para gestantes.
Chá de canela faz a menstruação descer?
Aqui, vale a mesma lógica: “popularmente, a bebida é usada para essa finalidade. Mas não existe nenhuma evidência, até o momento, que indique que ela realmente faça isso”, diz a médica ginecologista Dra Renata Reigota.
Uma das causas da menstruação atrasada, por exemplo, é a gravidez. E ingerir substâncias para que a menstruação aconteça pode trazer riscos à mãe e ao feto. “Algumas substâncias fitoterápicas (isto é, encontradas em plantas) podem precipitar o sangramento vaginal durante a gestação. Além disso, podem ter algum potencial teratogênico e levar a alterações na formação do feto”, afirma.
Chá de canela emagrece?
Primeiramente, vale explicarmos que nenhum alimento, receita ou bebida, sozinho, é capaz de nos fazer perder ou ganhar peso. Isso porque o que conta mesmo é a nossa alimentação como um todo: por exemplo, se no dia a dia, você consome menos calorias do que o seu corpo gasta, após algumas semanas você já vai notar que os números na balança diminuíram.
Dito isso, você já deve ter entendido que o chá de canela não faz milagres, não é mesmo? Mas como já citado anteriormente, ele pode ser um grande aliado de quem segue um cardápio saudável e equilibrado: afinal, como já dissemos, o tempero reduz a fome, estimula a digestão e ainda reduz os níveis ruins de colesterol no sangue. Além disso, é considerado termogênico.
Chá de canela para baixar a glicose funciona?
Como já explicado, estudos mostraram que a canela pode sim ajudar a controlar os níveis de glicose (açúcar) no sangue. Eles verificaram esse benefício após o uso diário da especiaria por algumas semanas.
Contudo, é sempre bom lembrar: o chá não deve substituir o tratamento convencional indicado pelo médico, e não pode ser usado sem o aval do mesmo.
Chá de canela-de-velho é a mesma coisa?
Apesar dos nomes parecidos, os dois termos não são sinônimos. A canela-de-velho é uma planta com propriedades medicinais que pode ser usada de diversas maneiras, mas é principalmente consumida para aliviar dores nas articulações. Suas propriedades são, em sua maioria, anti-inflamatórias, antioxidantes (flavonoides), antimicrobianas, antitumorais e mais.
Leia também: Chá verde emagrece? Benefícios e para que serve
Contraindicações
Como explicado anteriormente, o consumo da canela, tanto polvilhada quanto na forma de chá, geralmente não é indicado para as gestantes em qualquer fase da gravidez. Ademais, o alimento também não é interessante para lactentes e bebês.
Quem tem pressão alta pode tomar chá de canela?
Algumas pessoas defendem que a especiaria pode elevar a pressão arterial, agravando a doença. Contudo, especialistas afirmam que o efeito gerado pela canela é o oposto: ela equilibraria a pressão arterial. De qualquer forma, é sempre bom consultar o seu médico.
Como fazer chá de canela
Ingredientes:
- Uma canela em pau
- Uma xícara de água
Modo de preparo
Primeiramente, coloque a canela e a água para ferver. Assim que levantar fervura, aguarde alguns minutos e desligue o fogo. Então, espere mais um tempinho, coe e beba o líquido!
Outras receitas com chá de canela
Receita de chá de canela com cravo
Ingredientes:
- 500ml de água filtrada;
- 2 canelas em pau;
- 4 cravos-da-índia.
Modo de preparo:
Primeiramente, coloque a canela, o cravo e a água para ferver. Assim que levantar fervura, aguarde alguns minutos e desligue o fogo. Então, espere mais um tempinho, coe e beba o líquido.
Chá de maçã com canela
Ingredientes:
- 1/2 maçã pequena cortada em cubos;
- 3 canelas em pau;
- 2 xíc de água.
Modo de preparo:
Primeiramente, coloque a canela, a maçã e a água para ferver. Assim que levantar fervura, aguarde alguns minutos e desligue o fogo. Então, espere mais um tempinho, coe e beba o líquido.
Chá de gengibre com canela
Ingredientes:
- 500ml de água;
- 2 canelas em pau;
- 1 col (sopa) de gengibre fresco picado.
Modo de preparo:
Primeiramente, coloque a canela, o gengibre e a água para ferver. Assim que levantar fervura, aguarde alguns minutos e desligue o fogo. Então, espere mais um tempinho, coe e beba o líquido.
Chá de hibisco com canela
Ingredientes:
- 1 col (sopa) de hibisco seco;
- 1 canela em pau;
- 1L de água.
Modo de preparo:
Primeiramente, coloque a água para ferver. Assim que levantar fervura, desligue o fogo. Então, adicione todos os ingredientes. Por fim, espere mais um tempinho, coe e beba o líquido.
Chá de hortelã com canela
Ingredientes:
- 6 folhas de hortelã;
- 1 canela em pau;
- 500ml de água.
Modo de preparo:
Primeiramente, coloque a canela e a hortelã para ferver. Assim que levantar fervura, aguarde alguns minutos e desligue o fogo. Então, espere mais um tempinho, coe e beba o líquido.
Será que o chá de canela é o melhor para você?
Para quem não pode ingerir o chá de canela (seja por conta de alguma condição médica) ou simplesmente não é muito fã do sabor, não precisa se preocupar! Você sabia que existe por aí o chá ideal para o seu caso? Confira com o teste a seguir:
Fontes e referências
- Dra Renata Reigota, médica ginecologista;
- Cinnamon may improve blood sugar control in people with prediabetes;
- Beneficial effects of cinnamon and its extracts in the management of cardiovascular diseases and diabetes