Truque contra cólicas menstruais: pesquisa revela como aliviar sintoma

Saúde
13 de Outubro, 2022
Truque contra cólicas menstruais: pesquisa revela como aliviar sintoma

A cólica é um dos sintomas que surgem quando a mulher inicia a fase folicular do ciclo menstrual. O nome que os médicos dão para essa dor na região pélvica é dismenorreia e tem como característica principal uma dor acentuada na região do abdômen e na lombar, podendo irradiar até as coxas. A boa notícia é que uma pesquisa recente revelou um novo truque contra as cólicas menstruais.

Leia mais: Cólica menstrual: o que é, sintomas, tratamentos e causas

Pesquisa revela truque simples contra cólicas menstruais

Pesquisadores da Universidade Manisa Celal Bayar, na Turquia, descobriram dois truques simples que prometem aliviar as incômodas cólicas menstruais: comer um pedacinho de chocolate e ouvir música. Os resultados foram publicados no European Journal of Integrative Medicine,

A princípio, eles entrevistaram 84 voluntárias, com idades entre 18 e 25 anos. Elas foram divididas em três grupos:

  • Primeiro grupo: consumiram um pedaço de 40 gramas de chocolate amargo por dia antes e durante os primeiros dias da menstruação;
  • Segundo grupo: ouviram músicas terapêuticas diariamente, durante 30 minutos;
  • Terceiro grupo: não receberam tratamento algum.

Resultado

Antes do início da pesquisa, as voluntárias tiveram de classificar o nível das dores provocadas pela menstruação dentro de uma escala de 1 a 10. Os resultados mostram que o nível médio de dor caiu. Ou seja, foi de 6 para 5 nas jovens que receberam chocolate e de 7 para 6 no grupo das que ouviram música.

Entre as mulheres do grupo controle, que não receberam nada, tampouco analgésicos, os níveis relatados de dor permaneceram os mesmos. “Tanto o chocolate amargo quanto a medicina musical tiveram um efeito significativo na redução da dor menstrual e da ansiedade em mulheres jovens com dismenorreia primária”, afirmaram os pesquisadores.

Por fim, de acordo com os cientistas, as endorfinas liberadas pelo corpo depois de comer chocolate e de ouvir música atuam como um sedativo natural, diminuindo as cólicas.

Truque contra cólicas menstruais: outras opções

Além do acompanhamento de um médico, também é possível tomar medidas simples para aliviar os sintomas da cólica menstrual no dia a dia. Uma das mais comuns – e eficazes! – é colocar uma bolsa de água quente no abdômen. Pois, o calor dilata os vasos sanguíneos e, assim, diminui a intensidade da dor. 

Além disso, outra dica é fazer exercícios físicos, especialmente os aeróbicos. Assim como o calor, eles também agem na circulação sanguínea e aliviam o incômodo da cólica menstrual. Manter uma alimentação, sobretudo, saudável e equilibrada é extremamente importante Ou seja, evitar ou diminuir alguns alimentos e bebidas antes da menstruação, como sal, açúcar, gorduras animais, cafeína e álcool, ajuda a amenizar a dor e o inchaço. Por outro lado, nesse período, vale investir em alimentos, como, brócolis, sementes de abóboraovosbanana e chá de camomila.

Alguns alongamentos também ajudam a diminuir o incômodo causado pela cólica. Fazer uma aula de yoga de baixa intensidade, por exemplo, é uma boa ideia. Por fim, vale saber que a acupuntura, um tratamento com agulhas que age no sistema nervoso, libera substâncias que trazem bem-estar e alívio da dor em geral. 

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

imunidade feminina
Saúde

Imunidade feminina: quais são as vitaminas essenciais?

Vitamina C, D e do complexo B são algumas das opções

Em quanto tempo o ômega-3 faz efeito?
Alimentação Bem-estar Saúde

Em quanto tempo o ômega-3 faz efeito?

O ômega 3 é considerado um nutriente essencial para uma dieta saudável e balanceada

CAR-T
Saúde

CAR-T: entenda o tratamento contra o câncer que usa células de defesa do próprio paciente

Tecnologia cria uma droga que 'ensina' o sistema imunológico a combater a doença. Entenda!