5 frutas que ajudam a baixar a pressão arterial

Alimentação Bem-estar
18 de Outubro, 2022
5 frutas que ajudam a baixar a pressão arterial

Uma das coisas que pode estar diretamente atrelada a uma boa ou uma má condição de saúde, sem dúvidas, é a alimentação. Isso porque a ingestão (ou não) de alguns alimentos é determinante para prevenir e até tratar doenças. No caso da hipertensão, por exemplo, algumas frutas podem ajudar a baixar a pressão.

Pensando nessa lógica, o médico cardiologista Dr Roberto Yano, que também é especialista em marca-passo, elaborou uma lista com os cinco itens benéficos para pessoas que convivem com a condição!

Mas, antes, vale lembrar que nenhum alimento, sozinho, é capaz de fazer milagres. Ele só será vantajoso se fizer parte de uma alimentação equilibrada e de um tratamento adequado indicado pelo médico.

Leia também: Afinal, maçã em jejum emagrece? Saiba mais sobre a tendência

Frutas que ajudam a baixar a pressão

Melancia

“Essa todo mundo gosta, e é fácil de encontrar em qualquer mercado ou feira. Então, você pode consumir 200g de melancia por dia. Ela tem várias substâncias como potássio, magnésio e L-citrulina. Além disso, é rica em vitamina A. Contudo, se você, além de ser uma pessoa com hipertensão, tem diabetes, tome cuidado com seus índices glicêmicos. Procure consumir de forma moderada”, alerta.

Limão

“Outra fruta que muita gente tem sempre em casa. O limão traz diversos benefícios à nossa saúde. Um deles, por exemplo, é a vasodilatação dos nossos vasos sanguíneos, que facilita a circulação do sangue, auxiliando na diminuição da pressão arterial. Mas cuidado também na quantidade de açúcar que você vai colocar no suco do limão, por exemplo. Não exagere no açúcar. É mais aconselhável o uso de adoçante, ou tomar só com água também é muito bom”, pontua.

Uva

“Comer e tomar o suco dessa fruta também faz muito bem para a saúde. Ela possui compostos bioativos com ações antioxidante e anti-inflamatória, além de potássio. As substâncias ajudam a relaxar os vasos sanguíneos, contribuindo para o controle da pressão arterial.”

Cacau

“Essa também é rica em compostos antioxidantes e anti-inflamatórios. Eles agem relaxando os vasos sanguíneos e melhorando a circulação, consequentemente diminuindo a pressão arterial. Cacau em pó ou um pedaço de chocolate amargo podem ser muito bons. Então, para ser mais claro, você pode consumir 40g de chocolate amargo por dia, ou duas colheres de chá de cacau em pó por dia.”

Frutas para baixar a pressão: romã

“As vezes, é difícil de achar. Mas estudos mostram que consumir 150ml de suco de romã por dia pode reduzir a pressão arterial já em duas semanas, também por conta dos antioxidantes presentes nessa fruta.”

Fonte: Dr Roberto Yano, médico cardiologista e especialista em Estimulação Cardíaca Artificial pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e AMB.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher madura comendo uma maçã ao ar livre. Ela está de óculos de sol e tem uma toalha apoiada nos ombros
Alimentação Bem-estar

Dieta ideal para menopausa: o que (e quanto) consumir?

Artigo publicado na revista Nature mostra quais itens consumir (e quais evitar) em uma dieta para aliviar os incômodos da menopausa

Em quanto tempo o ômega-3 faz efeito?
Alimentação Bem-estar Saúde

Em quanto tempo o ômega-3 faz efeito?

O ômega 3 é considerado um nutriente essencial para uma dieta saudável e balanceada

Tipos de laranja
Alimentação Bem-estar

Tipos de laranja: conheça as diferenças e benefícios de cada um

Além de possuir vitamina C, a frutinha é rica em fibras que trazem benefícios para a saúde intestinal