Chocolate amargo traz benefícios para idosos com câncer, diz estudo

Alimentação Bem-estar
08 de Julho, 2022
Chocolate amargo traz benefícios para idosos com câncer, diz estudo

Que o chocolate com alto teor de cacau pode trazer benefícios para a saúde e fazer parte de uma dieta equilibrada, você provavelmente já sabe. Mas, agora, um estudo descobriu que o alimento é especialmente vantajoso para idosos com câncer e sob cuidados paliativos.

A pesquisa foi conduzida por especialistas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, na Universidade de São Paulo (USP). Nela, os cientistas chegaram à conclusão de que o consumo regular do item pode contribuir para a melhora do estado nutricional, a funcionalidade e a diminuição dos sintomas nesse grupo específico.

“Nós queríamos fazer um trabalho de pesquisa que fosse útil para o público-alvo, promovendo melhora nos problemas nutricionais, conforto e prazer. Foi assim que pensamos em estudar o chocolate, que tem uma história antiga na sociedade e que é alvo de estudos na área cardiovascular”, diz Nereida Kilza da Costa Lima, médica geriatra, professora da USP e orientadora do estudo, em um comunicado.

Leia também: Macarrão integral é a melhor opção para quem quer emagrecer?

Benefícios do chocolate com alto teor de cacau: como funcionou o estudo

Desse modo, os pesquisadores selecionaram 46 pacientes em tratamento no Serviço de Oncologia e Cuidados Paliativos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Todos eles receberam o tratamento padrão, mas foram divididos em três grupos:

  • Pessoas que não consumiram o chocolate com alto teor de cacau;
  • Indivíduos que ingeriram 25g diárias de chocolate 55% cacau;
  • Por fim, pessoas que ingeriram 25g de chocolate branco.

Os voluntários, assim, tinham uma idade média de 67 anos, e 43,5% estavam em risco de desnutrição ou desnutridos no começo do trabalho. Além disso, os especialistas investigaram dados sociodemográficos e informações acerca da saúde de cada um deles — por meio de exames laboratoriais e acompanhamento do estado nutricional.

O próprio artigo, então, explicou o resultado. “O consumo de chocolate com maior teor de cacau pode contribuir para a melhora do estado nutricional e da funcionalidade de pacientes idosos com câncer em cuidados paliativos.”

Por fim, outra descoberta surpreendente foi com relação ao chocolate branco. “Nos surpreendeu que o chocolate branco, que é sempre visto como sem efeito, contribuiu para a melhora dos voluntários do nosso estudo. Ele demonstrou ter efeito benéfico no estresse oxidativo, que causa danos celulares; melhora na inflamação e nas reservas corporais. Agora a comunidade científica precisa continuar pesquisando quais são e os impactos de possíveis componentes positivos desse tipo de chocolate”, diz a professora Nereida.

Referências:

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!