Chocolate branco é chocolate? Entenda a polêmica e tire as suas conclusões

Alimentação Bem-estar
16 de Fevereiro, 2022
Chocolate branco é chocolate? Entenda a polêmica e tire as suas conclusões

O chocolate é um alimento amado em quase todos os lugares do mundo. Na Páscoa, ele recebe uma atenção para lá de especial: todo mundo dá (ou ganha) o doce de presente. E dentre as tantas tradições que a data pede, há sempre a discussão: afinal, chocolate branco é ou não é considerado chocolate?

Como é feito

Primeiramente, para podermos opinar a respeito da questão, precisamos entender como funciona o processo de fabricação do chocolate. Ele começa com as sementes do cacau, uma fruta muito abundante no Brasil e em países da América Latina e da África.

Quando a fruta já está madura, suas sementes são retiradas e colocadas para fermentar. Nessa fase, as amêndoas adquirem as características mais complexas do chocolate. Além disso, é também durante a etapa que é formado o mel de cacau, um substituto vegano do mel de abelha.

Depois de fermentadas, as sementes passam pela secagem e perdem cerca de 70% dos seus líquidos. Em seguida, são torradas, resfriadas e descascadas, desenvolvendo aquele cheirinho de chocolate que a gente ama. Por fim, são moídas em pedaços minúsculos até virarem uma pasta escura e rica em gorduras. É a partir dela que os diferentes tipos de chocolate são feitos.

Para a fabricação do chocolate ao leite, por exemplo, a massa de cacau é combinada com leite, açúcar e baunilha. Por outro lado, a versão amarga recebe pouco ou nenhum leite (quanto menos leite, mais amargo o chocolate será).

Entretanto, com o chocolate branco, a história é outra. Ele não contém a massa de cacau em si, mas a manteiga de cacau — parte gordurosa que é separada da pasta —, leite e açúcar. É por isso que muitos não o consideram um tipo de chocolate.

Contudo, seus defensores afirmam que, mesmo não levando massa de cacau, o chocolate branco ainda é um derivado do cacau (mais especificamente da sua gordura) e, portanto, pode ser chamado de chocolate. Difícil escolher um lado, não é mesmo?

Leia também: Chocolates: Diferentes tipos e seus benefícios

Chocolate branco é ou não é chocolate?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na resolução RDC nº 264 de 2005, diz:

  • Chocolate: é o produto obtido a partir da mistura de derivados de cacau (Theobroma cacao L.), massa (ou pasta ou liquor) de cacau, cacau em pó e ou manteiga de cacau, com outros ingredientes, contendo, no mínimo, 25% de sólidos totais de cacau. O produto pode apresentar recheio, cobertura, formato e consistência variados.”
  • Chocolate Branco: é o produto obtido a partir da mistura de manteiga de cacau com outros ingredientes, contendo, no mínimo, 20% de sólidos totais de manteiga de cacau. O produto pode apresentar recheio, cobertura, formato e consistência variados. “

Ou seja, para o órgão regulador, chocolate branco é chocolate (desde que tenha mais de 20% de manteiga de cacau em sua composição)! Mas a verdade é que o assunto rende muita discussão, e pode ser um ótimo tópico de conversa entre a família.

Chocolate branco é saudável?

Por ser à base de gorduras, o chocolate branco é o mais calórico e o que apresenta menos benefícios para a saúde. Isso porque é na massa de cacau que ficam diversas substâncias antioxidantes — entre elas, os flavonoides. E como o alimento não leva massa de cacau, ele não tem as propriedades citadas.

E se você ama o doce, vale ser cuidadoso na hora de comprar. A manteiga de cacau não é totalmente branca, mas de uma cor creme. Portanto, se o chocolate estiver branco “neve”, significa que ele não é de boa qualidade.

Além disso, o principal ingrediente do chocolate branco costuma ser caro. Por isso, alguns fabricantes o misturam com gorduras hidrogenadas para baratear a produção, o que também afeta a qualidade do alimento. Leia o rótulo da embalagem antes de colocar o produto no carrinho.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas