Chá de cacau: Saudável, diminui a ansiedade e melhora o sono

Alimentação Bem-estar
17 de Agosto, 2021
Chá de cacau: Saudável, diminui a ansiedade e melhora o sono

Quando se fala em cacau, a primeira coisa que vem à cabeça é o chocolate. Mas, a semente do cacaueiro, que é rica em flavonoides e antioxidantes, também pode ser consumida como suco, manteiga ou um chá bem quentinho. Além do sabor conhecido do nosso paladar, o chá de cacau tem diversos benefícios para a saúde, como a melhora do humor, do fluxo sanguíneo, dos sintomas da TPM, controle da ansiedade, é anti-inflamatório e ainda ajuda nas noites de sono.

Assim, a preparação é feita a partir da infusão das sementes, também conhecidas como nibs, em água quente. Além disso, outra opção é fazer a receita com a casca do cacau, que é uma parte rica em nutrientes.

Benefícios do chá de cacau

Ajuda no tratamento de asma

O fruto destaca-se por ser rico em teobromina, também presente na semente do guaraná. Essa substância age como um broncodilatador no organismo, ou seja, previne que inflamações instalem-se nos tubos brônquicos. Dessa forma, o cacau ajuda no tratamento de asma e previne doenças respiratórias, como a bronquite.

Protege a saúde do coração

Rico em antioxidantes poderosos, é possível dizer que ele auxilia no fortalecimento da imunidade. Não só, suas propriedades são também aliadas da boa saúde cardiovascular. Dessa forma, o cacau ajuda a proteger a saúde do coração. Além disso, facilita a circulação sanguínea e ajuda a estabilizar a pressão arterial.

Combate os sintomas de depressão e ansiedade

Quem não fica feliz ao comer um chocolate? Essencialmente, esse efeito deve-se às propriedades do fruto que origina a guloseima tão amada. Sendo assim, o alimento estimula a produção dos chamados “hormônios da felicidade” – a dopamina e a serotonina. Além disso, isso auxilia no combate dos sintomas típicos da ansiedade e da depressão, bem como o estresse.

Melhora a atenção

Nem todos sabem. Mas, o cacau possui cafeína em sua composição. Nesse sentindo, consumir, por exemplo, nibs de cacau (amêndoas de cacau fermentado e torrado) pode ajudar a manter-se em estado de alerta. Portanto, ajuda a focar e ter mais atenção em alguma atividade específica, por exemplo, nos estudos.

Chá de cacau: Receita

Ingredientes

  • 1 litro de água 
  • 10 g de nibs de cacau (ou 10 a 20 g de cascas) 

Modo de preparo para o chá de cacau

1. Coloque a água para ferver e desligue o fogo durante a borbulha

2. Junte o ingrediente, tampe e deixe repousar por 10 minutos

3. Após o tempo de infusão, coe o líquido e sirva à vontade 

Por fim, para quem busca variações do chá de cacau, é possível usar os dois elementos juntos ou ainda combinar especiarias, erva doce, camomila ou capim-limão. Além disso, o hortelã é uma boa pedida para consumir a bebida gelada. 

Leia também: Comer chocolate antes de dormir tira o sono?

https://www.youtube.com/watch?v=ayTS7JV8bLw&t=53s

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de folhas de citronela em uma bandeja de bambu
Bem-estar Casa Saúde

Planta citronela espanta mosquito da dengue?

A planta possui um óleo essencial desagradável para alguns insetos. Contudo, a citronela não deve ser a única estratégia para espantar o mosquito da dengue

ovo ajuda no ganho de massa
Alimentação Bem-estar

Aumentar o consumo de ovos ajuda no ganho de massa muscular?

Um adulto deve ingerir cerca de 1 a 3 ovos por dia, mas recomendação pode mudar dependendo individuais

Cinco habitos
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Cinco hábitos indispensáveis para a saúde

Para iniciar uma mudança de comportamento, confira cinco atitudes simples para incorporar no dia a dia que trazem benefícios no futuro