Maçã em jejum emagrece? Saiba mais sobre a tendência

Alimentação Bem-estar
18 de Outubro, 2022
Maçã em jejum emagrece? Saiba mais sobre a tendência

Quando se trata de ranking lanches saudáveis, a maçã está bem posicionada. Esse alimento básico que sua mãe embalou em sua merenda escolar é realmente bom para a saúde. Mas, quem está em busca de diminuir os ponteiros da balança afirma que consumir essa fruta logo pela manhã, antes da primeira refeição, potencializa a perda de peso. Que ela está repleta de benefícios não há dúvidas. Contudo, será que consumir maçã em jejum emagrece?

Maçã em jejum emagrece: benefícios da fruta

Comer apenas uma maçã lhe dará 14% de seu valor diário de vitamina A e 11% de seu valor diário de vitamina C. Antioxidantes presentes no alimento ajudam a prevenir danos excessivos dos radicais livres, e evitar esses radicais pode reduzir o envelhecimento e o risco de doenças. Tudo isso por apenas 95 calorias na unidade. 

Além disso, o alto teor de fibras significa que elas oferecem uma dose saudável de prebióticos (fibra indigestível que as bactérias “boas” do seu intestino comem). Prebióticos podem melhorar a saúde gastrointestinal, bem como aumentar a absorção de cálcio.

Leia também: 8 motivos para comer uva todos os dias 

Afinal, comer maçã em jejum emagrece?

 Comer alimentos ricos em fibras aumenta a saciedade e, portanto, pode diminuir o consumo total de calorias durante o dia. Ambos os fatores significam que seu consumo pode ajudar no controle de peso. Contudo, não existe atalho quando o assunto é emagrecimento. Pois, para que o corpo queime gordura ele precisa estar em déficit calórico, que é quando o organismo consome menos calorias do que gasta. 

Sendo assim, a maçã pode e deve ser parte de uma alimentação equilibrada, mas, sozinha, não faz milagres: todas as outras refeições do dia devem ser saudáveis e com tamanho de porções adequado para que a dieta seja considerada eficaz. 

Leia também: Receitas com banana: 8 opções para inovar o cardápio!

O que comer no café da manhã para emagrecer?

Já que a premissa que maçã em jejum emagrece caiu por terra, como deve ser a primeira refeição do dia? 

Saber o que comer no café da manhã para emagrecer é essencial, mas entender as quantidades também é importante. Assim, a nutricionista Carol Maretto recomenda um café da manhã mais proteico. Assim, vale a pena apostar em alimentos, como: ovos, tofu, queijo, whey e colágenos.

Além disso, outras frutas além da maçã também são sempre muito bem-vindas. Por exemplo:

Chia, linhaça, gergelim e outras sementes ricas em fibras também devem ser incluídas na refeição. Por outro lado, industrializados, carboidratos refinados, biscoitos e doces não são opções muito benéficas para emagrecer.

Quanto comer?

As quantidades variam de acordo com cada um. Por isso, é sempre importante ter acompanhamento profissional para saber quanto consumir de cada alimento. De qualquer forma, comer pouco ou em excesso não faz bem.

Cardápio: 4 opções para café da manhã

  • Panqueca: 1 ovo + 1 banana amassada + 1 colher de sopa de aveia + canela. Misturar tudo e levar a frigideira, grelhar dos 2 lados.
  • Crepioca: 1 ovo + 1 colher de sopa de tapioca + 1 colher de chá de farinha de linhaça + água até dar liga. De recheios, use 3 bolinhas de queijo de búfala (30g) com tomate cereja.
  • Smoothie: 200ml de leite de coco + 5 morangos + 1 colher de sopa de chia + 15g de colágeno hidrolizado. Bater tudo e tomar.
  • Creme de banana: 30g de whey protein + 1 banana congelada + 1/3 copo de água. Bater tudo e por cima pode adicionar 1 colher de sopa de cacau nibs.
  • E o bom e velho ovo: ovos mexidos com tomate cereja. Por cima, adicione 1 colher de sopa de semente de girassol.

Leia mais: Opções de café da manhã: dá para incluir pão com ovo e café com leite?

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina