Suco de romã com chia emagrece? Conheça a bebida

Alimentação Bem-estar
26 de Março, 2024
Suco de romã com chia emagrece? Conheça a bebida

Você provavelmente já ouviu falar da chia, um ingrediente com propriedades que podem ajudar a controlar o peso, além de conferir benefícios antioxidantes ao organismo, e também sobre a fruta romã. Há quem aposte na mistura desses dois ingredientes para diminuir os ponteiros da balança. Contudo, será que o suco de romã com chia emagrece? E a propriedade antioxidante, presente nas romãs, ajuda o organismo a controlar o peso? 

A semente em si é uma proteína completa e uma das fontes mais ricas de ácidos graxos ômega-3. Assim, uma coisa que torna a semente única é que ela absorve água rapidamente e pode ajudar a absorver o seu peso em líquido, criando uma textura semelhante a um gel.

Além disso, uma dieta que contém essa sementinha melhora sua resposta à glicose e insulina. Isso porque o ingrediente ajuda a equilibrar o açúcar no sangue porque seu alto teor de fibras retarda a absorção de açúcar.

Já a romã é considerada um superalimento. Pois, pode-se aproveitar tudo, da casca às sementes, e faz muito bem para a saúde. Pouco calórica, contém apenas cerca de 100 calorias por unidade. Mas, os benefícios não param por aí. Ela é fonte de vitaminas do complexo B, cálcio, manganês, potássio e fibras. Além disso, é rica em nitratos dietéticos, que melhoram o desempenho nos exercícios físicos, ajudando assim o organismo a se beneficiar dos componentes antioxidantes presentes na dieta

Afinal, suco de romã com chia emagrece?

Ambos têm muitos benefícios comprovados para a saúde, e não existe contraindicação à ingestão dessa tendência. No entanto, nenhuma evidência sugere que eles devam ser consumidos juntos para potencializar os benefícios. 

Contudo, não existe fórmula mágica: a perda de peso tem a ver com atenção à rotina geral de alimentação saudável e exercícios – não sobre comer mais (ou menos) de um determinado alimento.  Ou seja, para emagrecer de fato é preciso que ocorra déficit calórico, que é quando o corpo consome menos calorias do que gasta, algo que a inclusão de alimentos ricos em antioxidantes, como a romã, pode ajudar a controlar. 

Receita de suco de romã

Ingredientes

  • ½ xícara sementes de romã
  • ½ xícara iogurte natural
  • 1 colher de sopa semente de chia
  • ½ xícara água
  • Gelo

Modo de preparo do suco de romã com chia

Despeje a água no liquidificador e adicione a chia. Em seguida, deixe a semente hidratar por alguns minutos, até absorver a água. 

Acrescente as sementes de romã e o iogurte. Bata até formar um suco uniforme. Por fim, sirva o suco com o gelo e sem coar.

Leia também: Suco de berinjela com laranja para emagrecer

Alimentação e Movimento
Uma alimentação equilibrada pode potencializar os resultados do seu treino! Assine o Clube Vitat Cuida e garanta descontos exclusivos em consultas com nutricionistas, farmácias, exames laboratoriais e manipulados.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher praticando chutes em um ringue com seu treinador
Bem-estar Movimento

Kickboxing: tudo o que você precisa saber sobre a modalidade

O esporte de combate desarmado em pé que combina técnicas de soco e chutes

mulher colocando chá em uma xícara, em cima de uma mesa de madeira. o consumo de chá traz muitos beneficios a saúde.
Alimentação

Hábito de consumir chá pelo menos 3 vezes na semana aumenta tempo de vida, diz estudo

Os chás podem ser uma excelente estratégia para quem deseja uma vida longeva e saudável; conheça os benefícios de consumir chá regularmente.

homem idoso sentando no sofá, com uma coberta sobre os ombros, tomando chá verde - um dos alimentos que aquecem o corpo
Alimentação

5 alimentos que aquecem o corpo nos dias frios (e como consumir)

O processo de aquecer o corpo por meio de alimentos é conhecido como termogênese; confira a lista de alimentos para o frio.