Melhores e piores alimentos para quem sofre com rosácea

A rosácea é uma inflamação crônica de pele que se manifesta principalmente no centro da face, mas pode se expandir para as bochechas, nariz, testa e queixo. Além da vermelhidão, ela também pode causar inchaço no rosto e costuma ocorrer mais em mulheres de meia-idade e de pele muito clara.

Além do tratamento específico para essa condição (geralmente antibióticos e medicamentos para acne), é importante entender como a dieta impacta a rosácea. Desse modo, existem alguns alimentos recomendados e alguns que você deve evitar caso sofra com esse problema de pele. 

Leia também: Piores alimentos para a pele

Melhores alimentos para quem tem rosácea

Vegetais

Um prato colorido e repleto de vegetais é sempre bem-vindo, mas especialmente para quem sofre com a rosácea ele é uma verdadeira necessidade. Basicamente, consumir vegetais em abundância, especialmente os ricos em antioxidantes e fibras, pode ajudar a acalmar a pele e aliviar a vermelhidão. 

Ervas

Algumas ervas são conhecidas justamente por suas propriedades calmantes. Um exemplo popular disso é a camomila. Além de ajudar na melhora do humor, no alívio do estresse e ansiedade, suas propriedades também acalmam a pele, por isso, são recomendadas para quem sofre com a rosácea. Além da camomila, erva-cidreira, kava-kava, passiflora (flor de maracujá) e a valeriana são recomendadas. 

Leia também: Chá de camomila ajuda a dormir melhor? Descubra

Salmão

Parte da irritação que a rosácea causa na pele é decorrente de processos inflamatórios que ocorrem no corpo. Por isso, alimentos como salmão, ricos em ômega-3, são ideias para controlar e aliviar essas inflamações. Outras opções de alimentos de propriedades similares são: sardinha, atum, oleaginosas, óleo de fígado de bacalhau, chia, linhaça e outros. 

Leia mais: Ômega-3 do salmão ajuda a combater depressão

Queijo de cabra 

O queijo de cabra é uma excelente fonte de proteína. Além disso, não contém grande quantidade de lactose e, devido a suas propriedades, é de grande ajuda contra a inflamação cutânea provocada pela rosácea. 

Leia também: Guia do queijo: Qual é o tipo mais saudável?

Piores alimentos para quem tem rosácea

Alimentos e temperos picantes 

Apesar de renderem um sabor extra, temperos picantes e pimentas podem ser inimigos de quem tem rosácea. A picância de alimentos, temperos e ervas pode causar a sensação de “queimação” para a pele sensível. Outros ingredientes que podem causar efeito similar são hortelã-pimenta, menta e o óleo de eucalipto. Ainda, segundo um estudo desenvolvido na Universidade de Coimbra, em Portugal, quando encontrados na composição de cosméticos, esses produtos podem piorar o quadro da rosácea. 

Bebidas alcoólicas 

Bebidas alcoólicas podem ser grandes inimigas da saúde da pele, especialmente aquelas mais sensíveis e suscetíveis à vermelhidão típica da rosácea. Em especial, o vinho tinto possui efeito quase instantâneo: provoca a dilatação dos vasos sanguíneos do rosto e, assim, causa a vermelhidão.

Doces e refrigerantes 

Afinal, o que os doces e os refrigerantes têm em comum? Ambos contêm enorme quantidade de açúcar e, por isso, podem causar inflamação no corpo.

Leia também: Consumo de refrigerante pode levar à morte prematura

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo