Espinafre: Propriedades e benefícios da verdura

11 de dezembro, 2019

O espinafre entrou para a cultura popular graças ao personagem Popeye, do desenho animado. Porém, sua fama se deve a muito mais que isso. É uma folha altamente nutritiva, cujas propriedades são benéficas à saúde.

Comer espinafre pode beneficiar a saúde ocular, reduzir o estresse oxidativo, ajudar a prevenir o câncer e reduzir os níveis de pressão arterial.

Propriedades

Não foi à toa que Popeye ficou forte de se alimentar do espinafre. Afinal, o alimento é rico em nutrientes como ferro, cálcio, magnésio e potássio

Além disso, é abundante em diversas vitaminas, como A, C e até mesmo as do complexo B. Ademais, o espinafre é uma excelente fonte de fibras, o que favorece a saúde do intestino.

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Valor nutricional (100 g)

  • Calorias: 23
  • Água: 91%
  • Proteína: 2,9 gramas
  • Fibra: 2,2 gramas
  • Gordura: 0.4 gramas

Benefícios do espinafre

Boa visão e respiração

Abundante em vitamina A, beneficia a saúde dos olhos, bem como a saúde dos pulmões. Além disso, essa vitamina é excelente para a manutenção de uma pele saudável e jovial.

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Forte sistema imunológico

Cheio de vitamina C, é extraordinário aliado do sistema imunológico, fortalecendo-o e garantindo que fiquemos doentes com menos frequência. Também, por mais que os suplementos de vitamina C sejam eficientes, prefira sempre obter o que seu corpo precisa por meio de uma alimentação saudável, que oferece outros nutrientes e garante o perfeito equilíbrio da saúde.

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Ossos fortes

Fonte de vitamina K, garante ossos fortes e, também, beneficia a coagulação do sangue

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Ganho de massa magra

Rico em potássio e em vitaminas do complexo B –  B1 (Tiamina), B2 (Riboflavina), B3 (Niacina), B5 (Ácido pantotênico), B6 (Piridoxina), B7 (Biotina), B9 (Ácido Fólico) e B12 (Cobalamina), facilita o ganho de massa magra (músculos) e garante energia ao organismo. 

Fibras

Por fim, o espinafre é rico em fibras insolúveis, o que pode melhorar sua saúde de várias maneiras. Assim, pesquisas mostram que dietas ricas em fibras podem reduzir o colesterol LDL (ruim) e prevenir a aterosclerose, o acúmulo de placas nas artérias que podem levar a doenças do coração. 

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Acima de tudo, o espinafre pode integrar as mais variadas receitas, afinal, é muito versátil.

Exemplos de receitas:

  • Sopas
  • Omelete
  • Massas
  • Risotos
  • Sucos
  • Saladas
  • Lasanha
Espinafre com ovos fritos – uma receita low carb e proteica!

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Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo