Couve: Motivos para colocar o vegetal na alimentação

16 de julho, 2019

Além de ser barata e fácil de encontrar em todo o país, a couve é nutritiva e oferece vários benefícios à saúde, que vão de efeito anti-inflamatório e cicatrizante ao combate à celulite.

A mais famosa dessa família de hortaliças é a couve-manteiga, mas há também variedades como a couve-de-bruxelas, a couve-galega e a couve-coração-de-boi.

Embora os nomes sejam diferentes – e até o gosto – todas oferecem uma variedade incrível de vitaminas e minerais que, combinados aos fitoquímicos, favorece a absorção dos outros nutrientes da refeição, especialmente do cálcio.

Leia também: Queijo minas, cottage e ricota: Benefícios dos queijos brancos

Couve emagrece?

Nenhum alimento por si só emagrece, como já sabemos. O que emagrece é o conjunto de uma boa alimentação equilibrada e exercícios físicos regulares.

Contudo, essa verdura é cheia de nutrientes necessários ao nosso organismo, participa de ações antioxidantes, antienvelhecimento celular e muito mais.

Couve faz (muito) bem

Essa plantinha faz parte do grupo das crucíferas. Esse grupo contém pigmentos antioxidantes que previnem doenças crônico-degenerativas, como o câncer.

Ela é uma excelente fonte de ferro, fósforo, cobre, cálcio, manganês, magnésio e selênio. Tudo isso faz você evitar a anemia e ainda contribuir para ter músculos, ossos e dentes mais fortes, além de um melhor funcionamento dos neurotransmissores.

Ela também possui potássio, responsável pela contração muscular e funcionamento cardíaco, e zinco, que é de extrema importância para agir contra a ação de vírus, bactérias e fungos.

Rica em fibras

Essa qualidade da plantinha faz com que você tenha mais sensação de saciedade e melhore o trânsito intestinal. Também evita picos de glicose, fazendo com que a diabetes seja prevenida.

Tem poucas calorias

Pouco calórica, mas com um enorme poder de gerar saciedade. Sua recomendação diária é de apenas 100g, que totalizam míseras 25 calorias.

Como consumir

Além de poder refogar ou até mesmo consumir crua, é possível fazer um suco. Com certeza você já ouviu falar dos famosos “sucos de couve” ou “sucos verdes”.

Se você quer inovar e optar pela bebida, você pode ser criativo e incluir grãos saudáveis, água de coco e chás.

Suco de couve com laranja e gengibre

Ingredientes:

  • 3 folhas de couve bem lavadas e com talos
  • 2 laranjas descascadas
  • 1 pedaço de gengibre sem casca
  • Adoçante a gosto
  • 1 litro de água

Modo de fazer:

Corte as laranjas em pedaços, tire as sementes e coloque no liquidificador. Junte a couve, o gengibre, a água e bata bem. Coe, adoce com adoçante e sirva em seguida.

Rende: 4 porções
Calorias por porção: 25

Faça sua avaliação de peso, descubra seu peso ideal e aprenda a emagrecer com a Low Carb. Clique para saber mais

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.