Feno-grego: Para que serve, o que é e benefícios

Alimentação Bem-estar
10 de Fevereiro, 2020
Feno-grego: Para que serve, o que é e benefícios

O feno-grego é uma erva muito usada na medicina alternativa para tratar problemas de pele e muitas outras doenças. Apesar do nome, é um ingrediente comum em pratos indianos. Possui folhas verdes, pequenas flores brancas e vagens que contêm sementes marrom-douradas.

Recentemente, tornou-se um tempero doméstico comum e um agente espessante. Além disso, pode ser encontrado em produtos de higiene pessoal, como sabonete e shampoo. As sementes e o pó de feno-grego também são usados ​​na culinária por seu perfil nutricional e sabor levemente adocicado.

Sua principal substância ativa é a trigonellina, além de conter flavonoides, minerais como magnésio, cálcio e ferro e vitaminas A, D e do complexo B. É rica em fibras, proteínas e gorduras consideradas “boas” ao organismo.

Feno-grego: Para que serve, o que é e benefícios

Uma colher de sopa (11,1 gramas) de sementes de feno-grego inteiras contém 35 calorias e vários nutrientes:

  • Fibra: 3 gramas
  • Proteína: 3 gramas
  • Gordura: 1 grama
  • Ferro: 20% do valor diário (VD)
  • Manganês: 7% do VD
  • Magnésio: 5% do VD

Benefícios do feno-grego

Efeitos nos níveis de testosterona em homens

Uma das razões mais comuns pelos quais os homens usam suplementos de feno-grego é aumentar a testosterona. Ou seja, hormônio que está relacionado às aptidões sexuais. Assim, alguns estudos descobriram que ele tem efeitos benéficos, incluindo um aumento da libido. Um pesquisa elaborada pela Universidade de Sydney, na Austrália, forneceu a 30 homens 600 mg de extrato de feno-grego para avaliar alterações na função sexual e na libido. Com isso, a maioria dos participantes relatou aumento da força e melhora da função sexual.

Leia também: Melhores vitaminas e nutrientes para as mulheres

Ajuda no controle de diabetes e açúcar no sangue

O ingrediente parece afetar os dois tipos de diabetes, 1 e 2, juntamente com o aumento da tolerância geral ao carboidrato em pessoas sem essas condições. Em um estudo indiano, pessoas com diabetes tipo 1 tomaram 50 gramas de sementes de feno-grego em pó no almoço e no jantar. Mas, após 10 dias, os participantes experimentaram melhores níveis de açúcar no sangue e reduções no colesterol total e no LDL (ruim). Dessa maneira, esses benefícios podem ser devidos ao papel do feno-grego na melhoria da função da insulina.

Pesquisas preliminares sugerem que o feno-grego pode ajudar também em: 

  • Controle de apetite;
  • Níveis de colesterol;
  • Azia;
  • Inflamação.

Como consumir o feno-grego

O feno-grego é um ingrediente presente em diversos suplementos, principalmente em forma de extrato. Mas, como as formulações diferem, a dose recomendada depende do suplemento. Além disso, a dosagem pode variar dependendo do benefício que você procura.

A maioria das pesquisas baseadas em testosterona utiliza apenas cerca de 500 mg de extrato de feno-grego, enquanto as pesquisas em outras áreas usaram cerca de 1.000 a 2.000 mg. Assim, se estiver usando a semente inteira, doses de cerca de 2 a 5 gramas parecem eficazes, mas variam de estudo para estudo. 

Geralmente, os suplementos devem ser tomados antes ou com uma refeição. Assim, como esta erva ajuda no controle do açúcar no sangue, pode ser melhor tomá-la com a refeição com mais carboidratos do dia.

Contraindicação

A erva é segura para consumo humano. No entanto, como na maioria dos suplementos, efeitos colaterais menos graves, como diarreia e indigestão, foram relatados. Também é possível experimentar um apetite reduzido, o que pode ser prejudicial para quem sofre de algum distúrbio alimentar ou estiver tentando ganhar peso. Por isso, dado seu efeito sobre o açúcar no sangue, o feno-grego deve ser usado com cautela por quem estiver tomando medicamentos para diabetes ou outros suplementos que diminuam os níveis de açúcar no sangue.

Por fim, é sempre uma boa ideia consultar um médico antes de iniciar um novo suplemento.

Leia também: Alimentos naturais que valem mais que multivitamínicos

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!