Passiflora: Para que serve e chá de passiflora

Alimentação Bem-estar
04 de Fevereiro, 2020
Passiflora: Para que serve e chá de passiflora

A passiflora, flor do maracujá cujo nome significa “flor da paixão”, é cheia de benefícios para a saúde. Trata-se de uma planta medicinal, geralmente usada no tratamento de ansiedade, insônia, tensão e dificuldade de concentração. Isso se deve a suas propriedades calmantes. Originária da América do Sul, é especialmente popular no Brasil. Mas, você sabe para que serve a passiflora e o chá de passiflora?

Sua principal propriedade é a passiflorina, responsável pelo poder relaxante da flor. Assim, seu poder calmante é tão poderoso que, hoje, é possível encontrar cápsulas dessa substância à venda. 

Não só, demais substâncias compõem a planta, como flavonoides, poderosos antioxidantes naturais, e alcaloides, substâncias básicas típicas de diversas plantas. 

Benefícios da passiflora

Melhora do sono

Devido às propriedades calmantes, a passiflora é conhecida pelo combate à insônia e a melhora do sono. Por isso, é popularmente consumida para essa finalidade. 

Leia mais: 6 chás que ajudam a dormir melhor

Combate dos sintomas da ansiedade

Hoje, a ansiedade excessiva é considerada uma doença e seus sintomas podem impactar muito na vida de quem os sente. Dessa forma, tratamentos são muito importantes.

Assim, a passiflora tornou-se uma popular opção de tratamento. Os principais sintomas da ansiedade são: batimentos cardíacos acelerados, nervosismo, constante tensão, bem como medo e outros. 

O aumento do cortisol (hormônio do estresse), provocado pela ansiedade, pode ocasionar o ganho de peso. Por isso, o controle da ansiedade é também importante para combater seus possíveis efeitos colaterais no corpo. 

Passiflora ajuda a controlar a pressão arterial

Graças às harmalas, substâncias que atuam inibindo o consumo excessivo e desnecessário de oxigênio pelo cérebro. Assim, acredita-se que estes compostos também são responsáveis por diminuir os níveis de circulação e respiração, reduzindo a pressão arterial.

Leia também: 8 alimentos que ajudam a combater a ansiedade

Como usar a passiflora

É possível consumir a flor do maracujá, também chamada de Passiflora incarnata , de algumas formas: 

  • Chá
  • Cápsulas
  • Por fim, solução líquida

Há contraindicações?

Não é recomendado consumir a flor e seus produtos quando houver ingestão de bebidas alcoólicas ou caso haja alergia a alguma de suas propriedades, pois pode ocorrer reação alérgica grave.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela

Farinha de chia
Alimentação Bem-estar

Farinha de chia: benefícios e opções de receitas

A farinha de chia é obtida a partir da moagem das sementes de chia, trazendo praticamente os mesmos benefícios dessas sementes

mulher fazendo o exercício stiff na academia
Bem-estar Movimento

Stiff fortalece pernas e glúteos: conheça os benefícios, dicas e como fazer

O stiff é uma ótima opção de exercício para quem quer trabalhar glúteos e posteriores de coxa