Aspargo: Benefícios que você precisa conhecer e receitas

Alimentação Bem-estar
23 de Janeiro, 2020
Aspargo: Benefícios que você precisa conhecer e receitas

O aspargo é conhecido por ser saboroso e pouco calórico, por isso é grande aliado da dieta. Assim, por ser muito versátil, é utilizado em diversas receitas, enriquecendo-as com seus nutrientes.

Do mesmo grupo do alho e da cebola, é bastante comum nas culinárias inglesa, alemã e francesa. Mas, no Brasil ainda é pouco consumido, em partes por conta da pouca acessibilidade em encontrá-lo em mercados e feiras e pelo preço pouco atrativo. Mas, há uma variedade enorme de aspargos para ser consumida: fresco, em conserva, branco e verde e até roxo. Contudo, por aqui, é mais fácil encontrar o verde.

Rico em antioxidantes, especialmente os fenólicos e os flavonoides. Além disso, é fonte de vitaminas, principalmente a C, e minerais – essenciais para a saúde. 

Benefícios do aspargo

Combate a anemia

Rica fonte de ferro, o vegetal ajuda a combater os sintomas da anemia, bem como prevenir a condição. Além disso, ameniza os sintomas da depressão

Previne a osteoporose

Ao contrário do que muitos pensam, o leite não é a única fonte de cálcio. Na verdade, o aspargo é abundante neste mineral. Sendo assim, previne doenças que afligem os ossos, como a osteoporose.

Fortalece a imunidade

Nutritivo, esse vegetal fortalece a imunidade, sendo assim, previne doenças, agindo diretamente em favor do sistema imunológico

Aspargo ajuda no emagrecimento

Pouco calórico e fonte de fibras, é um notório aliado da dieta. Ou seja, ao ajudar na melhora do funcionamento do intestino, beneficia a flora intestinal e ajuda no emagrecimento. Da mesma maneira, é um poderoso diurético, por conter glúcidos e saponina, compostos que atuam na eliminação de líquidos por meio da urina. Em consequência, pode amenizar a retenção de líquido.

Leia mais: Dieta rica em fibras pode prevenir doenças do coração e diabetes

Como consumir

O aspargo pode ser desde um acompanhamento para carnes, peixes e aves, como também uma ótima entrada ou ingrediente para saladas. Versátil, pode ser adicionado em diversas receitas, como:

Cuidados no consumo do aspargo

Não há contraindicações ao consumo. Entretanto, quando consumido em excesso, pode provocar um odor específico na urina. Mas, essa reação não traz nenhuma consequência maléfica à saúde.

Receita de sopa de creme de aspargo

dieta da sopa

Ingredientes de: Sopa creme de aspargo

Modo de preparo

Em uma panela derreta a margarina e dore a cebola picada. Adicione o aspargo picado, a água e o caldo de galinha. Misture bem, tampe e deixe cozinhar até que o aspargo esteja macio, mexa de vez em quando. Em seguida, transfira para o liquidificador e bata até que esteja tudo bem dissolvido. Por fim, acrescente o creme de leite, misture bem e leve ao fogo novamente para aquecer.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela

Farinha de chia
Alimentação Bem-estar

Farinha de chia: benefícios e opções de receitas

A farinha de chia é obtida a partir da moagem das sementes de chia, trazendo praticamente os mesmos benefícios dessas sementes

mulher fazendo o exercício stiff na academia
Bem-estar Movimento

Stiff fortalece pernas e glúteos: conheça os benefícios, dicas e como fazer

O stiff é uma ótima opção de exercício para quem quer trabalhar glúteos e posteriores de coxa