Depressão: Como os exercícios físicos ajudam a combatê-la

Bem-estar Equilíbrio
11 de Novembro, 2019
Depressão: Como os exercícios físicos ajudam a combatê-la

A depressão é uma doença que pode afetar tanto a saúde mental quanto a física. Segundo os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com maior taxa de depressão da América Latina, afetando 5,8% da população. 

Essa doença provoca sentimentos de tristeza e perda de interesse em coisas que normalmente se tinha prazer em fazer. Eventualmente, levando a uma variedade de problemas e até mesmo incapacitando a pessoa de realizar tarefas simples, como limpar a casa. Pessoas deprimidas são mais propensas a dizer que simplesmente não se importam em realizar atividades, mesmo as prazerosas.

 Quem sofre de depressão costuma apresentar:

  • Insônia;
  • Diminuição da concentração
  • Falta de energia;
  • Sentimentos de desesperança, culpa ou ambos;
  • Pensamentos de suicídio.

A boa notícia é que incorporar exercícios na rotina pode reverter esse quadro. Praticar atividades físicas 4 horas por semana (cerca de 35 minutos por dia) pode diminuir episódios depressivos em 17%. A conclusão é de um estudo publicado no Depression and Anxiety. 

Exercícios que podem combater a depressão

A boa saúde física melhora o bem-estar da saúde mental, afinal, as duas estão relacionadas. O recomendado é que se encontre uma atividade para praticar diariamente. 

Leia mais em: Porque a saúde mental é essencial para uma vida feliz

Qualquer modalidade, seja de baixo ou alto impacto como a natação, caminhada, corrida, exercício aeróbico, dança, yoga, pilates, e até mesmo tarefas domésticas, como subir escadas, conta.

Exercícios físicos também liberam hormônios como a serotonina, noradrenalina e dopamina, que estão ligadas a sentimentos de bem-estar e felicidade.

Pesquisas recentes mostram ainda que fazer exercícios estimula o crescimento de células nervosas no hipocampo, região do cérebro que atua diretamente no humor. Esse estímulo aos neurônios é o que ajuda a entender os reflexos positivos de longo prazo.

Não gosta de malhar? Opte, por exemplo, por ir caminhando para lugares perto que você costuma ir de carro ou ônibus. Ir ao mercado ou à padaria são pequenos passos que fazem grande diferença para manter o corpo e mente saudáveis. 

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

Quais são os benefícios da banana para a saúde? Veja lista e receitas saudáveis

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

horário para treinar
Bem-estar Movimento Saúde

Estudo revela melhor horário para pessoas com obesidade treinaram

O estudo da Universidade de Sidney identificou benefícios do treino noturno para a saúde do coração

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor