Consumo de refrigerante pode levar à morte prematura

Alimentação Bem-estar
21 de Janeiro, 2020
Consumo de refrigerante pode levar à morte prematura

Apesar de popular e querido por muitos, o refrigerante está oficialmente associado à diversos riscos para a saúde.

Um recente estudo foi publicado no periódico especializado Journal of the American Medical Association, e envolveu 10 países europeus. Dinamarca, França, Alemanha, Grécia, Itália, Holanda, Noruega, Espanha, Suécia e Reino Unido tiveram indivíduos de suas populações observados.

Com mais de 15 anos de pesquisa, os cientistas concluíram que o consumo de refrigerante pode gerar riscos enormes à saúde. Ao todo, 451.743 pessoas foram avaliadas e tiveram seus hábitos observados.

Assim, aqueles com maior risco de morte prematura são os indivíduos que habitualmente consomem um ou dois copos da bebida diariamente. Também foram observadas associações entre refrigerantes adoçados artificialmente e mortes por doenças circulatórias.

Dessa maneira, o estudo apontou que essas bebidas podem provocar o aumento das chances de sofrer com, por exemplo, doenças cardiovasculares e diabetes.

Apesar de não conter calorias, a versão zero não é uma aliada da balança. Uma pesquisa publicada na revista científica American Journal of Geriatrics Society acompanhou um grupo de americanos por nove anos. Assim, descobriu-se que quem consumia refrigerante sem açúcar apresentou, ao final do período, uma circunferência abdominal maior do que aqueles que optaram por outros tipos de refrescos.

Não é difícil entender o motivo : os refrigerantes são bebidas compostas, basicamente, por altas quantias de sódio, conservantes, açúcar e demais compostos químicos.

Conclusivamente, os resultados desse estudo foram usados para sustentar a importância da adoção de medidas públicas que incentivem a redução do consumo de bebidas como o refrigerante. 

Leia mais: Sódio faz bem? O que você precisa saber

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!