Óleo de fígado de bacalhau: Conheça os benefícios

24 de abril, 2020

O óleo de fígado de bacalhau é um tipo popular de suplemento de óleo de peixe, mais especificamente o bacalhau. Esse óleo pode ser consumido ao ingerir o fígado do peixe. Porém, é geralmente ingerido na forma de suplemento em cápsulas ou na forma líquida.

Esse óleo se tornou popular especialmente graças à abundância em diversos nutrientes benéficos para a saúde, como vitamina A, D e os ácidos graxos (gorduras saudáveis), assim como ômega-3

Benefícios do óleo de fígado de bacalhau

Protege a saúde do coração

Especialmente em razão da grande quantidade de ômega-3, o óleo de fígado de bacalhau é conhecido por beneficiar a saúde cardiovascular. Portanto, ajuda no controle da pressão arterial e do nível de colesterol

Leia mais: Alimentos que protegem o coração

Alivia sintomas da asma

A saúde pulmonar também é beneficiada pelo suplemento. Nesse sentido, o óleo de fígado de bacalhau tem sido apontado como um tratamento alternativo para a asma, de forma que ele promove a melhora da respiração. Segundo um estudo promovido por médicos do New York Downtown Hospital, o consumo desse óleo também ajuda a combater infecções no trato respiratórios, a exemplo de resfriados e gripe. 

Leia mais: Melhores alimentos para o pulmão e que beneficiam a respiração

Combate artrite e fortalece os ossos

A artrite é a inflamação de uma ou mais articulações, causando dor e rigidez que podem piorar com a idade. Mas, o óleo de fígado de bacalhau pode também ajudar a aliviar os sintomas. Segundo apontamentos científicos, o consumo do óleo pode aliviar a rigidez, as dores e o inchaço causados por essa condição, além de promover o fortalecimento dos ossos, devido à sua abundância em vitamina D.

Leia também: Vitamina D em excesso pode prejudicar os ossos

Melhora o humor 

Por fim, o consumo do óleo também está associado ao alívio dos sintomas da depressão e da TPM. Portanto, é possível dizer que o óleo ajuda a promover a melhora do humor, além de estar associado à regulação hormonal. 

Atenção ao consumo

Quando usado em excesso, o óleo de fígado de bacalhau pode levar a níveis tóxicos das vitaminas A e D. Além disso, altas doses podem impedir a coagulação do sangue, danificar o sistema imunológico e aumentar os níveis sanguíneos de colesterol LDL (“ruim”).

Leia também: Como a TPM afeta a fome

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo