Óleo de eucalipto: Os benefícios dessa aromaterapia

5 de fevereiro, 2020

Mais conhecido por seu aroma doce e amadeirado, o óleo de eucalipto tem muitos benefícios para a saúde, desde o relaxamento até a desintoxicação do ar. 

Popular, a aromaterapia é uma técnica terapêutica milenar que utiliza as propriedades dos óleos essenciais para restabelecer o equilíbrio físico, psíquico e espiritual. Assim, a aromaterapia por meio dos óleos essenciais pode ser utilizada de várias formas, de terapêuticas e a estéticas, e a ciência continua a descobrir mais sobre eles a cada ano.

O que é o óleo de eucalipto?

O óleo de eucalipto é um óleo essencial derivado das folhas da árvore de mesmo nome. Mais de uma dúzia de espécies de árvores de eucalipto são usadas para criar óleos essenciais, cada um dos quais oferece sua própria mistura única de compostos naturais e benefícios terapêuticos.

O perfume do óleo de eucalipto e muitos de seus efeitos medicinais são principalmente devidos a um composto chamado eucaliptol (também conhecido como cineol).

Quais são os benefícios?

Ele é descongestionante e fortalecedor do sistema imunológico. Além disso, se você colocar o óleo de eucalipto na parte de dentro do top vai melhorar a respiração e garantir pique até o final do treino. Atenção na hora da compra, pois um bom produto não deve manchar a roupa. Conheça mais vantagens.

Aliviar os sintomas do resfriado

O eucaliptol funciona como um descongestionante natural e supressor da tosse, ajudando o corpo a quebrar muco e catarro e a abrir as vias aéreas. Portanto, para um remédio caseiro calmante, basta adicionar algumas gotas de óleo em uma tigela de água quente e respirar o vapor.

Reduzir a dor

Ele também pode ajudar a aliviar a dor graças às propriedades anti-inflamatórias. Para tratar naturalmente dores, é indicado inalar o produto colocando de uma a três gotas em um difusor. 

Limpar arranhões e cortes

As propriedades antimicrobianas podem ajudar a prevenir a infecção e até apoiar a cicatrização de feridas. 

Tem efeito repelente

Se você preferir não aplicar repelentes químicos fortes na pele, o óleo de eucalipto diluído é um repelente natural útil para mosquitos. Uma solução com 32% de óleo de eucalipto pode fornecer mais de 95% de proteção contra mosquitos em um período de 3 horas. 

Leia também: Óleos essenciais que ajudam a dormir melhor

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.