Principais óleos essenciais para você apostar

7 de agosto, 2019

aromaterapia é, na prática, o uso de óleos essenciais vindos das plantas para tratar, de maneira terapêutica, problemas e questões relacionados à beleza e à saúde, sejam eles físicos e/ou mentais. Assim, através do olfato, as propriedades de cada óleo chegam ao sistema nervoso, que responde pelas emoções, estimulando o cérebro a iniciar ou inibir a produção de hormônios e secreções. Veja, portanto, quais os principais óleos essenciais para quem está começando a entender esse mundo:

“Além de proporcionar mais energia, bem-estar, disposição e fortalecer as defesas do corpo, podemos usar os óleos para criar produtos de beleza mais naturais — xampu, condicionador, sabonete, cremes e desodorantes, por exemplo. Há uma lista quase interminável de usos terapêuticos e estéticos, e a ciência continua descobrindo mais sobre eles a cada ano”, detalha Katia Fleig, aromaterapeuta, coach e terapeuta integrativa e quântica.

Leia também: Aromaterapia: Descubra o poder dos óleos essenciais

Desde aromatizar o ambiente até sarar uma gripe comum, os óleos naturais podem ser usados em várias ocasiões – inclusive, na hora de limpar sua casa. Conheça, então, seis óleos essenciais para usar sem medo:


Principais óleos essenciais

Lavanda 

Ótimo para relaxamento corporal e facial e alívio de dores. É um dos óleos essenciais mais usados na aromaterapia e o mais versátil. Isso porque ajuda a tratar problemas como insônia, ansiedade, tensão e cansaço. Por ser bastante suave, pode ser aplicado, sem diluição, em compressas sobre queimaduras. Alivia dores musculares e hematomas e é excelente para picadas de insetos. Por fim, em um escalda-pés, pode servir para reequilibrar as energias após um dia exaustivo de trabalho.

Alecrim é um dos principais óleos essenciais

É indicado para melhorar a circulação sanguínea e revitalizar os tecidos. Por isso, também ajuda na retenção de água e flacidez. Como é um óleo estimulante, é indicado logo pela manhã para dar mais disposição. É bom para quem tem pressão baixa, tonturas ou fraqueza, além de ajudar a fortalecer e dar brilho aos cabelos e combater a caspa. É considerado o óleo dos estudantes, porque aumenta a memória e a concentração. Ademais, seu aroma combina com ambientes de trabalho e de criação. 

Laranja

Estimula o metabolismo celular e as funções digestivas, agindo como tônico. De aroma extremamente agradável, envolvente e suave, é indicado para crianças, principalmente nas questões referentes à alimentação, medo, irritação e nervosismo. Pode ainda ser usado durante a drenagem linfática, desde que diluído em óleo vegetal. Muito utilizado para trazer alegria e bem-estar ao ambiente.

Camomila romana

Antisséptico, adstringente, emoliente, estimulante do sistema linfático, analgésico, anti-inflamatório, tônico, bactericida e cicatrizante. A camomila também é conhecida pelo poder calmante, tanto mental quanto corporal, além de ser excelente para hidratar a pele. Pode ser utilizada em cremes de massagem e óleos corporais. Ajuda a tratar sentimentos negativos, como raiva e rancor.

Principais óleos essenciais: Cipreste 

Óleo essencial tonificante e adstringente. Portanto, é excelente para a circulação e recomendado para tratar flacidez e pele oleosa. Também pode ser usado em cremes de massagem, óleos corporais, máscaras, bandagens e banhos. Trabalha sentimentos de perdas, abandono, luto e remorso. Vale para transições naturais da vida: mudanças, perdas e rompimentos.  

Eucalipto

Ele é descongestionante e fortalecedor do sistema imunológico. Além disso, se você colocar o óleo de eucalipto na parte de dentro do top vai melhorar a respiração e garantir pique até o final do treino. Atenção na hora da compra, pois um bom produto não deve manchar a roupa.

Leia também: Dicas para acabar com a insônia e dormir melhor

Fonte: Katia Fleig, aromaterapeuta, coach e terapeuta integrativa e quântica.

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.