Guia do café: tudo o que você precisa saber sobre a bebida
Seja ao acordar, depois do almoço ou até durante a tarde, a bebida quentinha, escura e amarga é uma verdadeira paixão nacional. Por isso, no Dia Mundial do Café, preparamos um guia com todos os segredos que tornam o café tão especial — bem como dicas e receitas imperdíveis! Confira:
Guia do café: origem e história
O café, um dos alimentos mais consumidos no mundo, surgiu pela primeira vez na Etiópia, no continente africano — os etíopes, inclusive, usavam os frutos como ingredientes de pratos que preparavam com banha.
A história por trás da descoberta da bebida é bastante curiosa. Acredita-se que um pastor de cabras africano (com a ajudinha de um monge) percebeu que os animais ficavam alegres e animados depois de mastigar certos frutinhos de coloração avermelhada.
A partir daí, ele teria resolvido experimentar a planta, revelando o que hoje é uma das commodities mais importantes do planeta. De lá, a planta foi levada para a Península Arábica, onde começou a ser cultivada e, mais tarde, ganhou o mundo!
De acordo com a ABIC (Associação Brasileira de Consumo de Café), o Brasil é um dos maiores produtores e consumidores de café do mundo. O café é a segunda bebida mais ingerida no país, ficando atrás apenas da água. Em média, cada brasileiro consome cerca de 839 xícaras de café por ano!
Leia também: Creatina com carboidrato: dupla pode melhorar resultado do suplemento?
Guia do café: benefícios
Mais disposição
Para começar, a bebida contém uma porção de nutrientes. A mais conhecida, claro, é a cafeína, que ativa a adrenalina e, por isso, nos deixa mais alerta, melhora a concentração e dá mais energia.
Menor risco de doenças crônicas
Além disso, o café concentra diferentes ácidos orgânicos, que têm funções antioxidantes – ou seja, eles combatem a ação desenfreada dos radicais livres no corpo, protegendo o organismo contra o envelhecimento precoce e até condições crônicas.
Um estudo publicado na revista científica British Journal of Nutrition, aliás, comprovou isso ao mostrar que o consumo moderado de café pode estar associado a um menor risco de desenvolver diabetes tipo 2.
Melhora da cognição e menos chances de demência
Mas é claro que não para por aí. O café também carrega outros micronutrientes:
- Fósforo;
- Manganês;
- Magnésio;
- Potássio;
- Vitaminas do complexo B.
Todos eles trazem muitas vantagens ao sistema nervoso. Pesquisas já indicaram, por exemplo, que a bebida pode ajudar a melhorar a cognição e a reduzir o risco de Alzheimer.
Contribui para a perda de peso
Outra vantagem do grão é o seu poder termogênico. Ou seja, ele consegue acelerar o metabolismo, aumentando o gasto calórico. Isso ajuda na queima de gordura corporal e no processo de emagrecimento — se você não exagerar no açúcar ao adoçar, é claro.
Humor e glicemia equilibrados
Por fim, os polifenóis presentes no café, ao lado de outros compostos bioativos, podem regular o humor e auxiliam no controle da glicemia (nível de açúcar na corrente sanguínea).
Leia também: Aprenda como fazer salada de mamão verde
Guia do café: tipos de torra
Se você é um amante de café, com certeza já se deparou com as diferentes opções de torra disponíveis. Afinal, cada uma pode resultar em sabores e aromas completamente distintos.
Mas o que é a torra? Antes de mais nada, é importante entender que a torra é o processo de aquecimento dos grãos de café para que eles possam ser moídos e preparados para consumo. Durante esse processo, ocorrem mudanças químicas que afetam o sabor e o aroma do mesmo. Veja os principais tipos:
Torra clara
Geralmente usada para cafés de origem, ou seja, aqueles que têm características únicas, muito relacionadas às condições climáticas e geográficas do local onde foram cultivados. Realizada a uma temperatura mais baixa e por um período de tempo menor. O café torrado dessa forma geralmente tem um sabor mais ácido e frutado, com notas de caramelo e chocolate.
Torra média
Torra média é a mais comum e popular no Brasil. Nela, os grãos são aquecidos a uma temperatura um pouco mais alta e por um período de tempo mais longo. O resultado é um café com sabor mais equilibrado, menos ácido e mais encorpado. As notas de caramelo e chocolate ainda estão presentes, mas são mais sutis.
Torra escura
Usada para cafés mais fortes e encorpados. Os grãos são torrados a uma temperatura mais alta e por um período de tempo mais longo do que nas torras anteriores, resultando em um café com sabor amargo e notas de torrefação, como caramelo queimado e chocolate amargo. A técnica pode eliminar algumas das características originais do grão, tornando difícil identificar a sua origem.
Torra italiana
A torra italiana é a mais escura de todas, geralmente usada para o espresso. Os grãos são torrados por um período de tempo mais longo do que na torra escura, resultando em um café muito forte e amargo. É importante lembrar que essa torra pode prejudicar a saúde do seu café, pois ela pode liberar substâncias tóxicas que podem fazer mal ao organismo.
Leia também: Álcool faz mal em qualquer quantidade, diz estudo
Guia do café: como preparar corretamente?
A melhor forma de preparo vai depender dos utensílios utilizados, é claro! Portanto, confira dicas da ABIC sobre os principais:
Com filtro de papel ou coador de pano
O ideal é usar um café com moagem média ou fina. Coloque o pó no filtro, espalhando uniformemente e sem apertar. Depois que a água ferver, desligue o fogo e espere cerca de um minuto para despejá-la no pó — e comece umedecendo as beiradas para depois despejar o líquido bem no centro.
Por fim, descarte borra e filtro já usados.
Cafeteira italiana ou moka
Recomenda-se uma moagem bem grossa. Ela prepara o café por meio da passagem da água fervente pressurizada.
Para fazer, basta colocar água até a marca indicada na cafeteira. Em seguida, acrescentar o pó e levar o utensílio para o fogo. Assim que levantar fervura, desligue. Antes de servir, misture com uma colher para equilibrar as densidades.
Prensa francesa
Primeiramente, é indicado escaldar a cafeteira para que a bebida fique quente por mais tempo. Em seguida, coloque um pó com uma moagem de média e grossa. Depois que a água ferver, desligue o fogo e espere cerca de um minuto para despejá-la na cafeteira, e mexa com uma colher.
Por fim, encaixe a tampa com o êmbolo levantado e espere cerca de quatro minutos. Então, pressione o êmbolo para baixo e despeje o café lentamente em uma xícara.
Leia também: Comer peixe faz bem para a saúde. Veja os benefícios
Guia do café: receitas saudáveis com o alimento!
Bulletproof coffee
Ingredientes:
- 1 xíc de café;
- 1 col (sopa) de óleo de coco;
- 1 pitada de gengibre em pó;
- 1 pitada de canela em pó;
- 1 xíc de gelo;
- 10 gotas de extrato de baunilha.
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes até emulsionar e sirva imediatamente.
Cappuccino funcional
Ingredientes:
- 1 xíc de leite vegetal;
- 1 col (sopa) de linhaça dourada em pó;
- 1 col (chá) de cacau em pó;
- 1 unidade de café espresso pronto;
- Mel a gosto.
Modo de preparo:
Primeiramente, misture a linhaça, o cacau e o leite aos poucos, mexendo até dissolver tudo. Então, acrescente o café e adoce com mel.
Smoothie de café com banana
Ingredientes:
- 1 banana congelada;
- 3 col (sopa) de café pronto;
- 1 col (sopa) de aveia;
- 200ml de leite desnatado (ou um pote de iogurte natural);
- 1 col (chá) de mel.
Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador e coma em seguida.
Bolo integral de café
Ingredientes:
- 1 xíc de café preto quente;
- 1/3 xíc de açúcar demerara (ou 1/6 de adoçante em pó);
- 4 ovos;
- 2 xíc de aveia em flocos grossos;
- 12 ameixas (ou 3/4 de uva passa);
- 1 col (sopa) de fermento em pó.
Modo de preparo:
Primeiramente, dissolva o açúcar ou adoçante no café ainda quente. Assim que a mistura esfriar, transfira para o liquidificador com a aveia e bata por um minuto. Então, acrescente a ameixa e os ovos e repita o processo. Por fim, acrescente o fermento e misture delicadamente. Leve para assar no forno preaquecido a 180°C por 35 minutos.