Uva passa: O que é, benefícios e como consumir
Amada por uns, odiada por outros: a uva passa é polêmica. Com a aproximação das festas de fim de ano, as redes sociais voltam a falar dela. Mas, afinal, ela é saudável?
Também conhecida apenas como passa, é figurinha carimbada das ceias de Natal. Por possuir um sabor adocicado, é querida pelos fãs de guloseimas mais doces.
Além disso, pode ser consumida por si só, mas também pode ser adicionada em diversas receitas.
O que é a uva passa?
A uva passa nada mais é do que uma uva, até então in natura, que foi seca e desidratada. Contém alto nível de frutose e glucose, por isso, é bem doce. Ademais, é boa fonte de fibras, portanto, podem ser ótimas para a saúde e funcionamento do intestino. Também, proporciona energia e antioxidantes.
Leia também: Melhores opções para quando bate a vontade de um doce
Propriedades nutricionais da uva passa
Além das substâncias supracitadas, a fruta é também rica em diversos minerais – essenciais para uma boa saúde. Não só, contém também arginina, um aminoácido polar básico. Ainda mais, ela é rica em ferro.
Benefícios da uva passa
Ótima para a saúde do intestino
Ótima para dar fim à prisão de ventre, ela é rica em fibras, o que explica seus benefícios para a saúde do intestino. Não só, o consumo de uva passa é ótimo aliado na perda de peso, pois rende a sensação de saciedade.
Boa saúde dos ossos
Rica em cálcio, essa fruta é amiga da saúde dos ossos. Não apenas os ossos necessitam desse mineral, mas os dentes também.
Prevenção de anemia
Primeiramente, a anemia é resultado da falta de glóbulos vermelhos ou glóbulos vermelhos disfuncionais no corpo, o que causa a redução do fluxo de oxigênio para os órgãos. Para evitar sofrer com essa condição, consumir a fruta, que é abundante em ferro, é uma ótima saída.
Um sistema imunológico mais forte
Além disso, ela também ajuda a fortalecer a imunidade do corpo. Como? Rica em antioxidantes (flavonoides, fenóis e polifenóis, por exemplo), compostos que ajudam a reduzir o estresse oxidativo, eliminar os radicais livres e prevenir o dano celular, ela ajuda no fortalecimento do sistema imunológico.
Como consumir
Pode ser consumida sozinha, como um prático e delicioso lanche, mas pode também ser facilmente encontrada em diversas receitas – especialmente aquelas típicas das festas de final de ano.