Uva passa: O que é, benefícios e como consumir

Alimentação Bem-estar
22 de Novembro, 2019
Uva passa: O que é, benefícios e como consumir

Amada por uns, odiada por outros: a uva passa é polêmica. Com a aproximação das festas de fim de ano, as redes sociais voltam a falar dela. Mas, afinal, ela é saudável? 

Também conhecida apenas como passa, é figurinha carimbada das ceias de Natal. Por possuir um sabor adocicado, é querida pelos fãs de guloseimas mais doces. 

Além disso, pode ser consumida por si só, mas também pode ser adicionada em diversas receitas.

O que é a uva passa?

A uva passa nada mais é do que uma uva, até então in natura, que foi seca e desidratada. Contém alto nível de frutose e glucose, por isso, é bem doce. Ademais, é boa fonte de fibras, portanto, podem ser ótimas para a saúde e funcionamento do intestino. Também, proporciona energia e antioxidantes.

Leia também: Melhores opções para quando bate a vontade de um doce

Propriedades nutricionais da uva passa

Além das substâncias supracitadas, a fruta é também rica em diversos minerais – essenciais para uma boa saúde. Não só, contém também arginina, um aminoácido polar básico. Ainda mais, ela é rica em ferro.

Benefícios da uva passa

Ótima para a saúde do intestino

Ótima para dar fim à prisão de ventre, ela é rica em fibras, o que explica seus benefícios para a saúde do intestino. Não só, o consumo de uva passa é ótimo aliado na perda de peso, pois rende a sensação de saciedade.

Boa saúde dos ossos

Rica em cálcio, essa fruta é amiga da saúde dos ossos. Não apenas os ossos necessitam desse mineral, mas os dentes também.

Prevenção de anemia

Primeiramente, a anemia é resultado da falta de glóbulos vermelhos ou glóbulos vermelhos disfuncionais no corpo, o que causa a redução do fluxo de oxigênio para os órgãos. Para evitar sofrer com essa condição, consumir a fruta, que é abundante em ferro, é uma ótima saída.

Um sistema imunológico mais forte

Além disso, ela também ajuda a fortalecer a imunidade do corpo. Como? Rica em antioxidantes (flavonoides, fenóis e polifenóis, por exemplo), compostos que ajudam a reduzir o estresse oxidativo, eliminar os radicais livres e prevenir o dano celular, ela ajuda no fortalecimento do sistema imunológico.

Como consumir

Pode ser consumida sozinha, como um prático e delicioso lanche, mas pode também ser facilmente encontrada em diversas receitas – especialmente aquelas típicas das festas de final de ano.

Clique para conferir a tabela nutricional da uva passa

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Por quanto tempo devo tomar ômega
Alimentação Bem-estar

Por quanto tempo devo tomar Ômega 3?

Muitas pessoas se perguntam: Por quanto tempo devo tomar ômega 3? Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado

Por quanto tempo devo tomar vitamina C
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar vitamina C?

Aliada a imunidade e a beleza, a vitamina C está ligada a uma série de benefícios para a saúde. Veja recomendações sobre o consumo prolongado

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond