Frutas vermelhas: Conheça os benefícios e saiba quais são as principais

8 de outubro, 2021

Você sabe o que o morango, a melancia, a framboesa, a amora, a ameixa e até a goiaba têm em comum? Todos esses alimentos fazem parte do grupo das frutas vermelhas. Elas, além de serem lindas e deliciosas, têm propriedades protetoras contra várias doenças. Confira, então, os principais benefícios das frutas vermelhas:

Benefícios das frutas vermelhas

1 – São ricas em antioxidantes

Como as antocianinas, substâncias que garantem a cor avermelhada desses alimentos. Isto é, elas combatem a ação dos radicais livres no organismo, protegendo os órgãos e os tecidos do corpo e desacelerando a ação do tempo sobre as células. Desse modo, elas combatem o envelhecimento precoce e são capazes de prevenir doenças crônicas como o câncer.

2 – Melhoram a visão

Graças aos inúmeros nutrientes que as berries carregam — vitaminas do complexo B, vitamina C, cálcio e fósforo, por exemplo.

Leia também: Receita de bolo de cacau com frutas vermelhas

3 – Ajudam no funcionamento do trânsito intestinal

Esses alimentos são ricos em fibras, compostos que passam pelo sistema digestivo e são eliminados pelas fezes. Contudo, nesse processo, as fibras contribuem para a manutenção da microbiota intestinal, para a motilidade do intestino (o famoso trânsito intestinal) e para a consistência saudável das fezes.

Ademais, adotar uma dieta rica em fibras faz com que o seu corpo absorva somente os nutrientes necessários, eliminando gordura em excesso.

4 – As frutas vermelhas aumentam a saciedade

Mais uma vantagem das fibras: ao aumentarem o volume do bolo alimentar, elas evitam que a fome apareça rapidamente. Além disso, previnem picos de glicemia (açúcar no sangue), o que também ajuda na questão da saciedade.

5 – Combatem a anemia

Vale consumir as frutas vermelhas juntamente com uma fonte de ferro, uma vez que a vitamina C presente nas berries aumenta a absorção do mineral pelo corpo.

Leia também: Receita de pudim de frutas vermelhas

Principais frutas vermelhas

  • Morango: Destaca-se pela alta sua concentração de vitamina C;
  • Cereja: Com poucas calorias e amiga dos cabelos e das unhas;
  • Amora: Carrega ácido elágico, substância capaz de inibir tumores no organismo. Além disso, esbanja vitamina E (que retarda o envelhecimento da pele) e fibras alimentares;
  • Framboesa: Também com ácido elágico e possui um elevado teor de água;
  • Mirtilo: A luteína, um agente antioxidante natural encontrado em alimentos dessa cor, reforça o sistema imunológico;
  • Goji berry: Rica em vitaminas C , B1, B2, B3 e B6. Ele também possui boas quantidades de aminoácidos que ajudam a desenvolver os músculos.
  • Groselha: Fonte de potássio;
  • Cranberry: Muito usada para tratar infecções urinárias;
  • Açaí: Por fim, garante energia.

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.