Alimentos ricos em potássio — mais que a banana

Alimentação Bem-estar
24 de Julho, 2023
Alimentos ricos em potássio — mais que a banana

O potássio é um nutriente crucial em qualquer dieta. Portanto, investir em uma alimentação rica nesse mineral é essencial para a manutenção da força muscular, o bom funcionamento da função nervosa e até a saúde do coração. Dessa maneira indicação de consumo é de 4700 mg por dia. Mas, quem não consegue chegar nessa quantidade pode sofrer de fadiga, cãibras musculares, palpitações cardíacas e tonturas.

Você provavelmente já ouviu falar que as bananas estão cheias do mineral, o que é verdade. A fruta contém 422 mg em cada porção de tamanho médio. Contudo, certamente ela não é o único caminho (ou até mesmo o melhor) para ingerir este mineral importante para a sua saúde. 

Pronto para alcançar sua cota diária? Sendo assim, aqui reunimos seis alimentos ricos no mineral – todos com mais nutrientes do que uma banana.

Alimentos ricos em potássio e seus benefícios

1 – Batata-doce é rica em potássio

Tubérculo presente nas refeições dos viciados em academia, a batata-doce tem cerca de 542 mg de potássio por unidade. Além disso, o alimento é um grande aliado do emagrecimento, já que é uma ótima fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico. Ou seja, dificultam o acúmulo de gordura no corpo. 

2 – Abacate

chá de caroço de abacate

Queridinha da vez, a fruta apresenta 487 mg de potássio em meia porção, além de se destacar por sua qualidade nutricional. Apesar do alto valor calórico, o abacate é também um dos melhores alimentos para controlar o colesterol e minimizar o risco cardíaco. 

3 – Damasco seco

Fácil de carregar, a fruta é uma excelente opção de lanche no meio da tarde. Em 6 unidades é possível encontrar 430 mg desse mineral. Além de ajudar a repor a quantidade de potássio, o damasco é conhecido por melhorar a saúde dos olhos, ajudar na redução do colesterol, contribuir com o emagrecimento e com a saúde da pele. 

Alimentos ricos em potássio: Espinafre 

Seja na salada, massa ou no suco, o vegetal tem 839 mg de potássio por xícara cozida. Rico em vitamina A, C e E, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o espinafre melhora o funcionamento do fígado, que passa a eliminar toxinas de maneira mais eficiente.

Abóbora

A abóbora tem uma contagem impressionante de potássio, com 896 mg em uma xícara de cubos cozidos. Por outro lado, o vegetal também é rico em carotenóides (que são os pigmentos responsáveis pela coloração da abóbora), que ajudam a proteger a pele contra o desenvolvimento de tumores e previnem o surgimento de cataratas nos olhos. 

Feijão preto é abundante em potássio

Além do alto índice de proteína, o feijão tem 739 mg do mineral. Também é rico em fibras e propriedades antioxidantes. Portanto, ajuda a combater o colesterol ruim e atuando como um aliado no controle de diabetes. 

Veja também: 7 alimentos que contêm mais cálcio do que leite

Cuide da sua alimentação do jeito certo pra você

Deixe de lado as dietas genéricas e tenha um direcionamento focado nos seus objetivos alimentares com ajuda da nutri. Agende uma consulta com uma especialista da Vitat e descubra que alimentação saudável é bem mais do que cortar tudo o que gosta. Saiba mais.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher na academia fazendo elevação pélvica no banco
Bem-estar Movimento

Elevação pélvica com a barra ou na máquina: qual é melhor?

Exercício é um dos queridinhos quando o assunto é fortalecer os glúteos. Mas qual variação é melhor: elevação pélvica com a barra ou na máquina?

óleo de coco emagrece?
Alimentação Bem-estar

Óleo de coco emagrece?

Extraído do fruto maduro, o óleo de coco virou febre principalmente por sua fama de que emagrece. Mas será que ele tem esse poder?

foto de um prato com minestrone
Alimentação Bem-estar Receitas

Como fazer a sopa típica de um dos lugares mais longevos do mundo

Minestrone é uma sopa típica da Itália que leva diferentes vegetais e arroz ou macarrão. Veja como fazer o prato que esbanja nutrientes