Aminoácidos essenciais: conheça suas funções

Alimentação Bem-estar
12 de Março, 2020
Vanessa Fontes Losano Reis
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 34283
Aminoácidos essenciais: conheça suas funções

Os aminoácidos são, em suma, os compostos que formam as proteínas, que são macromoléculas presentes em todos os seres vivos e essenciais para o metabolismo e suas funções.

Existem nove aminoácidos essenciais mapeados. Esses são: histidina, leucina, isoleucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina. Assim, como não são produzidos pelo organismo, precisam ser obtidos por meio da alimentação.

Já os 11 aminoácidos não essenciais são aqueles que o nosso organismo consegue produzir, mais concretamente, que o nosso fígado sintetiza.

Aminoácidos essenciais

Histidina

Essencialmente, o corpo utiliza a histidina com a finalidade de reparar e restaurar tecidos. Sendo assim, esse aminoácido é essencial para a saúde dos músculos e é especialmente importante para quem pratica atividades físicas intensas. Ainda, ajuda na produção de histamina, uma amina vasodilatadora muito importante para imunidade, secreção gástrica e para a função sexual.

Leucina

Em princípio, a leucina é essencial para a regulação do nível de açúcar no sangue. Também participa do processo de proteína, bem como no fortalecimento muscular e ósseo.

Leia também: Suplementos alimentares: O que são e quando tomar

Isoleucina

Já a isoleucina age diretamente em conjunto com o metabolismo. Portanto, é essencial para a energia do organismo e, consequentemente, para o controle do nível de estresse.

Lisina

É muito importante no uso e processamento do cálcio no organismo. Dessa maneira, também promove o desenvolvimento de colágeno, um tipo de proteína de origem animal que atua no processo de diversas funções do corpo.

Leia também: Alimentos e ervas que aumentam a produção de colágeno

Metionina

A metionina é necessária para o crescimento e reparação dos tecidos corporais. Ou seja, ela auxilia a proteger as células do corpo contra o envelhecimento, de forma que potencializa a absorção de selênio e zinco no organismo. 

Fenilalanina

A fenilalanina é convertida em tirosina, um aminoácido não-essencial, pelo organismo. Desse modo, está diretamente ligada à produção de neurotransmissores muito importantes, como a dopamina, que desenvolve funções importantes no cérebro, inclusive relacionadas ao humor. 

Treonina

A treonina é essencial para a saúde do sistema nervoso, ou seja, a parte do organismo que transmite sinais entre as suas diferentes partes e coordena as ações voluntárias e involuntárias. Ainda, ajuda a prevenir o acúmulo de gordura no fígado.

Triptofano

Convertido em serotonina, um neurotransmissor, o triptofano é essencial para a regulação do apetite, do sono, de dores, bem como do humor. 

Valina

Essencial para a manutenção da boa função cognitiva, a valina é também importante para a coordenação muscular.

Fontes de aminoácidos essenciais

Fontes animais de aminoácidos essenciais

Os alimentos de origem animal têm proteínas de alto valor biológico e nos fornecem todos os aminoácidos essenciais em uma tacada só.

Fontes vegetais de aminoácidos essenciais

Os alimentos de origem vegetal não contêm os nove aminoácidos essenciais. Mas podemos complementá-los ao combiná-los sem ter de incorporar um alimento de origem animal. Exemplos:

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Remada baixa
Bem-estar Movimento

Remada baixa: para que serve e como fazer?

Comum em treinamento de força, o exercício fortalece os músculos das costas, como o dorso e trapézio

elevação pélvica
Bem-estar Movimento

Elevação pélvica: como fazer, benefícios e substituições

A elevação de quadril, também chamada de hip thrust ou elevação pélvica, é o ótima para trabalhar glúteos e pernas

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela