Sistema imunológico psicológico: O que é e como cuidar dele

11 de março, 2020

Assim como o corpo possui o sistema imunológico para combater bactérias e vírus, nossa mente tem maneiras de manter nossa saúde mental. Chamado de sistema imunológico psicológico, ele ajuda a nos proteger do pior quando passamos por situações que nos enviam para uma queda emocional.

O conceito foi desenvolvido por Daniel Gilbert, professor de psicologia da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Acredita-se que o sistema imunológico psicológico é formado por processos cognitivos não conscientes (na maioria das vezes). O que é capaz de ajudar alguém a modificar suas percepções de mundo para poder se sentir melhor do que está naquele momento. 

Assim, a diferença entre nosso sistema imunológico físico e psicológico é que normalmente percebemos como atua o físico. Por exemplo, quando estamos resfriados, podemos ver e sentir os sistemas de defesa do nosso corpo ativando e melhorando nosso estado de saúde. No entanto, com o psicológico não notamos como isso funciona para reduzir nossas emoções negativas.

Mas, é por conta da atuação do sistema imunológico psicológico que os indivíduos podem mudar a percepção em relação aos acontecimentos. E, até mesmo, conseguir se manter otimista frente a uma situação negativa. Dessa forma, por mais que o cenário seja desfavorável, é possível encarar a situação com outro olhar: como pensar que o que não foi alcançado talvez não seria tão benéfico como imaginamos, por exemplo.

Como cuidar da sua mente

Aprender a ser feliz dentro do próprio contexto pode funcionar como um sistema imunológico para a mente. Isso porque nos protegemos de grandes efeitos negativos, como nos odiar por falharmos e cair em um desânimo total. 

Leia também: A importância dos pensamentos em nossas ações e emoções

Além disso, dá para fortalecer esse sistema. Ler poesias, meditar e praticar esportes são algumas das atividades que atuam a favor da nossa saúde mental.

Portanto, a boa notícia é que, não importa quantos golpes a vida nos dê e quantas decepções teremos, nosso inconsciente estará trabalhando horas extras para encontrar o lado positivo. 

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.