Açaí engorda ou emagrece? Calorias e benefícios da fruta

Alimentação Bem-estar
04 de Outubro, 2021
Açaí engorda ou emagrece? Calorias e benefícios da fruta

Se você está buscando perder peso, já deve ter se perguntado se açaí pode fazer parte da sua dieta. Pois, muitos afirmam que açaí engorda, enquanto outros defendem que a fruta pode potencializar o emagrecimento. Mas, seja na cumbuca, no smoothie ou na vitamina, a fruta faz parte dos cardápios fitness há muito tempo. 

A paixão é tanta que muita gente substitui o almoço ou jantar por ele para tentar baixar os ponteiros da balança. Mas será que esse hábito é correto?

Antes de mais nada, é preciso entender que nenhum isolado tem a capacidade de emagrecer ou engordar. Pois, o que está relacionado com a perda de peso é a quantidade de calorias que o corpo ingere ao longo do dia. Assim, para diminuir os ponteiros da balança, é preciso que ocorra o chamado déficit calórico, que é quando consumimos menos calorias que gastamos. 

Açaí engorda ou emagrece?

Não existe milagre quando o assunto é emagrecer: é preciso aliar uma alimentação saudável com exercícios físicos. Mas, as antocianinas presentes na fruta, que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce, também regulam o funcionamento das células de gordura. Mas, atenção: evite consumir em excesso, pois o açaí é um alimento altamente calórico. 

Apesar de ser fonte de gorduras boas, que dão uma força no emagrecimento, uma polpa de açaí tem 110 calorias. Assim, o ideal é restringir entre 100 g e 200 g, três vezes por semana. 

Além de levar ao ganho de peso, o consumo exagerado pode causar a hiperglicemia, que é o aumento de açúcar no sangue, que favorece o desenvolvimento de diabetes e é prejudicial para quem tem a doença. 

Ou seja, consulte um nutricionista para ajustar as quantidades, caso você treine e queira incluir o açaí como uma opção de pré-treino em sua dieta

Além disso, para curtir o açaí sem culpa, evite ingerir o alimento com outras coberturas, como leite em pó, leite condensado e xarope de guaraná, que incrementam o valor calórico da refeição. 

Leia também: Peixe emagrece?

Se você gosta de consumir o açaí com granola, prefira as naturais, não industrializadas. Pois, têm menos aditivos químicos e açúcares.

Inclua o açaí em forma de polpa ou congelado em sucos, shakes e cremes. Uma boa pedida é bater a polpa (de preferência sem açúcar) com água de coco, que se torna uma opção de bebida leve e nutritiva. 

Clique aqui para consultar a tabela nutricional do açaí

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

ovo ajuda no ganho de massa
Alimentação Bem-estar

Aumentar o consumo de ovos ajuda no ganho de massa muscular?

Um adulto deve ingerir cerca de 1 a 3 ovos por dia, mas recomendação pode mudar dependendo individuais

Cinco habitos
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Cinco hábitos indispensáveis para a saúde

Para iniciar uma mudança de comportamento, confira cinco atitudes simples para incorporar no dia a dia que trazem benefícios no futuro

Como lidar com a solidão
Bem-estar Equilíbrio

Como lidar com a solidão?

Abrir espaço para novas experiências e adotar um animal de estimação são algumas das dicas