Cuidados com as unhas no verão: Dicas para prevenir inflamações e micoses

Saúde
20 de Setembro, 2021
Cuidados com as unhas no verão: Dicas para prevenir inflamações e micoses

Com a chegada do verão, muita gente aproveita com mais frequência praia e piscina. Mas além dos cuidados com a pele devido à exposição solar, também precisamos dar atenção às unhas, sabia? Isso porque cloro e sal são abrasivos e podem aumentar o risco de infecções, como a micose. Veja, então, como cuidar das unhas no verão:

Cuidados com as unhas no verão

Deixe a unha descansar

Um dia antes de fazer as unhas, remova qualquer resquício de esmalte, de preferência com um removedor sem acetona. Dessa forma, você deixa a região “respirar” e previne manchas e ressecamento.

Leia também: Alimentos que ajudam a manter as unhas saudáveis

Tente não tirar as cutículas

Quem tem o costume de fazer as unhas geralmente tira a cutícula para deixar o resultado esteticamente mais bonito. Mas você sabia que o hábito não é saudável? Isso porque a cutícula é uma barreira de proteção da unha e, ao retirá-la, você aumenta o risco de infeções e inflamações no local — sobretudo no verão.

O ideal, então, é apenas empurrar a pele com espátulas próprias, e não cortá-la com alicate.

Cuidados com as unhas no verão: Hidrate

Por dentro e por fora, viu: beba muita água e invista em produtos como óleos, cremes, manteigas e séruns. O álcool gel usado no dia a dia, por exemplo, pode ressecar as mãos.

Higienize os materiais

Se você tem o costume de fazer as unhas no salão, garanta que todos os materiais estejam devidamente esterilizados antes de marcar uma sessão.

O processo mais seguro é chamado de autoclave. Nele, uma espécie de pequeno tanque é fechado hermeticamente e aquecido com o objetivo de eliminar bactérias e fungos. Além disso, palitos e lixas devem ser descartáveis.

Leia também: Ficar um tempo sem esmalte faz bem para a saúde das unhas?

Corte com maior frequência

Pouca gente sabe, mas as unhas costumam crescer mais no verão por conta da maior incidência de raios solares. Portanto, cortá-las e lixá-las com mais frequência evita que elas quebrem e/ou acumulem sujeira e micro-organismos.

Cuidados com as unhas no verão para evitar micoses

Usar sapatos fechados por longos períodos pode causar o problema, uma vez que a região pode ficar abafada e úmida. Ademais, andar descalço em ambientes públicos não é uma boa opção. Portanto, evite esse costume e sempre alterne os calçados.

Por fim, piscina e praia também provocam micoses, principalmente se você não secar as mãos e os pés adequadamente.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas

corredor abaixado segurando a perna aparentemente com dor
Bem-estar Movimento Saúde

Será que eu estou com canelite? Médico destaca principais sinais

A condição é uma das principais preocupações entre os corredores. Ortopedista explica como identificar os sintomas característicos da canelite