Importância de usar óculos de sol de qualidade no verão

17 de setembro, 2021

Um óculos de sol de qualidade não é apenas um item de vaidade — e muito menos serve somente para compor o look —, sabia? Afinal, vivemos em uma região do planeta onde os raios solares são mais perpendiculares e intensos. E isso aumenta as chances de doenças oculares, como a catarata.

“Precisamos da luz solar para inúmeras funções vitais do nosso organismo. Entretanto, o excesso dela pode acelerar o aparecimento da catarata, que é uma doença ligada ao envelhecimento”, explica a oftalmologista Claudia Del Claro. Além disso, outras enfermidades são associadas à radiação nociva, como degenerações, fungos e tumores.

Leia também: Vitamina D: Para que serve, como tomar e benefícios

Importância do óculos de sol de qualidade

Por isso, nesse verão, é muito importante apostar em acessórios que protejam os olhos dos raios UVA e UVB — os principais responsáveis pelo envelhecimento acelerado e pelo aparecimento de câncer.

Os óculos de sol falsificados ou sem essa característica podem até parecer que funcionam, mas são perigosos: por achar que está seguro, você abusa mais da exposição solar e não percebe os danos causados. Isso porque você não olharia diretamente para a luz sem um óculos de sol, não é mesmo?

Ademais, ficar experimentando os óculos antes de comprar (principalmente na praia) aumenta o risco de infecções como a conjuntivite e o coronavírus. “O indivíduo pode coçar os olhos ou as narinas, espirrar, mexer na boca e, aí, manipular o artefato”, alerta a médica.

Leia também: Terapia da luz: Entenda o que é e como funciona

Como escolher o óculos ideal

  • Priorize marcas e lojas conhecidas e confiáveis;
  • Opte por modelos com alta proteção (pelo menos 98%) contra os raios ultravioletas (UV 400, que significa que o objeto bloqueia todos os UVA e UVB);
  • Lentes polarizadas não são obrigatórias, mas elas não distorcem a cor e entregam cores mais naturais;
  • A armação também faz a diferença: lembre-se de escolher modelos resistentes, mas confortáveis no rosto.

Fonte: Claudia Del Claro, oftalmologista especialista em lentes de contato e Chefe do setor de lentes de contato do hospital de olhos de Florianópolis.

Sobre o autor

Amanda Panteri
Amanda Panteri
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em alimentação saudável.