Mancha de limão na pele: Como prevenir e outras frutas que não combinam com o sol

Saúde
16 de Setembro, 2021
Mancha de limão na pele: Como prevenir e outras frutas que não combinam com o sol

Praia e calor pedem uma limonada ou até uma caipirinha, concorda? Mas é preciso tomar algumas precauções. Afinal, não é incomum, nessa época do ano, que alguma mancha de limão apareça na sua pele. Isso porque certos alimentos não combinam nada com o sol, e podem provocar queimaduras em quem os manipula. Saiba mais:

Leia também: Exercícios para deixar as pernas saradas para o verão

Mancha de limão na pele: Por que ela surge?

De acordo com a dermatologista Priscila Camara de Camargo, existem frutas que podem manchar a pele caso ela seja exposta ao sol. “Sorvetes naturais e bebidas preparadas com o suco delas, como caipirinhas e limonadas, também provocam esses danos”, explica.

Isso porque certos alimentos (principalmente os cítricos) concentram substâncias chamadas furocumarinas — como limão-cravo, limão-taiti, laranja, tangerina, lima-da-pérsia e toranja —, que pigmentam a pele se ela for exposta ao sol.

Além disso, outros vegetais têm esse efeito. É o caso do aipo, do coentro, da cenoura, da erva-doce, da salsa e do nabo. “A lesão ocorre nas áreas de contato com o alimento e que recebem os raios solares. Na maioria dos casos, surge nas 24 horas seguintes à exposição e caracteriza-se pela coloração avermelhada da pele, de intensidade variável, semelhante a uma queimadura”, afirma a dermatologista.

Contudo, o quadro pode evoluir para bolhas doloridas no local. “Após essa fase inflamatória, surge a pigmentação da pele, que pode durar semanas ou meses.”

Leia também: Receitas de sobremesas saudáveis para o verão

Mas o que fazer para evitar o problema?

O ideal é evitar manipular os ingredientes citados acima se você for tomar sol. “É preciso tomar cuidado para não fazer ou beber limonadas, sucos de frutas ou caipirinhas. Ademais, é importante estar atento para não utilizar limão como tempero em frutos do mar e petiscos”, recomenda Priscila.

Vale lembrar que se você tiver contato com o limão e tocar outra pessoa, pode causar manchas na pele dela também. Por isso, é essencial lavar bem as mãos com sabão e água depois de cozinhar.

Leia também: Nutrição e bronzeado: Alimentos que ajudam a pele no verão

O que fazer se eu perceber uma mancha de limão na pele?

Lave o local com sabão e água assim que se der conta da lesão. Em seguida, passe protetor solar nas áreas expostas ao sol e tente usar barreiras físicas, como roupas com proteção UV, chapéus e viseiras, a fim de prevenir o surgimento de outras manchas. Isso porque mesmo higienizando bem as áreas atingidas, o problema ainda pode aparecer.

Depois, lembre-se de usar o filtro solar na mancha diariamente e, se possível, manter a região coberta. “Ela deve desaparecer espontaneamente em algumas semanas. Caso deseje acelerar o processo, é necessário buscar um dermatologista, que vai prescrever um despigmentante”, finaliza a especialista.

Leia também: Desafio Verão 15 em 3: Emagreça e faça as pazes com seu corpo

Fonte: Priscila Camara de Camargo, dermatologista da Clínica Camargo.

Sobre o autor

Amanda Panteri
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em alimentação saudável.

Leia também:

selfie do ex-jogador de vôlei, Tande
Saúde

Tande, do vôlei, sofre infarto e é internado em hospital

Tande, ex-jogador da seleção brasileira de vôlei, revelou ter tido 98% de entupimento em uma de suas veias e sofrido um infarto

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

Quais são os benefícios da banana para a saúde? Veja lista e receitas saudáveis

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

horário para treinar
Bem-estar Movimento Saúde

Estudo revela melhor horário para pessoas com obesidade treinaram

O estudo da Universidade de Sidney identificou benefícios do treino noturno para a saúde do coração