Frutos do mar saudáveis para incluir na dieta

12 de dezembro, 2019

Infelizmente, frutos do mar não fazem parte da dieta de muitas pessoas, entretanto, deveriam. Além de extremamente saudáveis e fonte de ótimas propriedades, frutos do mar são deliciosos e podem render diversas receitas saborosas.

Camarão 

O camarão pode viver em água salgada bem como em água doce. Apesar das variações, esse fruto do mar é, de modo geral, muito saudável – além de delicioso.

Além disso, é facilmente preparado, podendo ser cozido, grelhado, ensopado ou frito, todos de forma rápida e saborosa. 

Benefícios do camarão

  • Ajuda na prevenção de doenças neurológicas;
  • Fortalecimento dos ossos e dos dentes;
  • Reduz o colesterol mau no sangue;
  • Fortalece a imunidade.

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Caranguejo

O caranguejo é um crustáceo, cujo corpo é protegido por uma carapaça, sua parte rígida. Esse fruto do mar é excelente fonte de proteínas.

Benefícios do caranguejo

  • Diminuição do nível de colesterol no corpo;
  • Beneficia a saúde psicológica;
  • Previne a osteoporose;
  • Ajuda no ganho de massa magra.

Salmão 

O clássico salmão, tão querido por tantos, é não apenas (muito) saboroso, mas também é nutritivo. Além disso, é excelente fonte de ômega-3 e proteínas. Portanto, o salmão deveria fazer parte da dieta de todos.

Benefícios do salmão

  • Fonte de ômega-3;
  • Reduz o risco de doenças cardíacas;
  • Fortalece os ossos e os músculos do corpo;
  • Melhora a função arterial.

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Atum

O atum é um dos peixes mais importantes do setor pesqueiro, sendo consumido em larga escala, especialmente por ser encontrado em lata. Assim, esse peixe é excelente fonte de ômega-3 e proteína. 

Benefícios do atum

  • Ação anti-inflamatória;
  • Diminuição da pressão arterial;
  • Fonte de energia;
  • Possui propriedades antioxidantes.

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Vieira

Esse molusco conhecido como vieira é encontrado em várias partes do globo, mas especialmente no Oceano Pacífico, próximo a América do Norte, Europa e Japão. Sobretudo, é um alimento refinado, cujo acesso não é fácil para todos. Entretanto, de qualquer maneira, é altamente proteico, apesar de pouco calórico. 

Benefícios da vieira

  • Fonte de proteínas;
  • Auxilia na perda de peso;
  • Podem ser encontradas ao longo de todo o ano;
  • Facilmente armazenadas.

Bacalhau

Primeiramente, o bacalhau é um peixe muito famoso no Brasil, principalmente devido à colonização dos portugueses. Do gênero Gadus, vive em mares frios, por isso, seu custo é elevado. É famoso por seu sabor neutro e suas receitas ricas e muito deliciosas.

Benefícios do bacalhau

  • Ótimo para a saúde do cérebro;
  • Fonte de proteína, vitaminas e minerais;
  • Auxilia o metabolismo ;
  • Previne doenças cardiovasculares.

Falando em receitas deliciosas, conheça essa salada natalina de frutos do mar. Não só, saiba mais sobre a dieta pescetariana.

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Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo