Manchas nas unhas e outras alterações podem significar doenças. Saiba como identificar

Saúde
29 de Julho, 2021
Bárbara Shibuya Alves
Revisado por
Enfermeira • Coren-SP 752311
Manchas nas unhas e outras alterações podem significar doenças. Saiba como identificar

Curtas, compridas, esmaltadas, naturais… As unhas rendem ótimos rituais de autocuidado e vaidade para muita gente. Mas elas também são extremamente funcionais e importantes para o nosso corpo! Além disso, o que pouca gente sabe é que as manchas nas unhas podem significar deficiências nutricionais e até certas doenças. Por isso, veja como identificar:

O que é a unha?

Uma pequena estrutura formada por três camadas de queratina (um tipo de proteína fabricada pelo organismo). Ela tem origem na extremidade dos dedos, a partir de uma estrutura chamada matriz ungueal.

A principal função da unha é proteger a região, mas ela também serve para refinar os movimentos dos dedos — ajudar a pegar e a segurar objetos finos e pequenos, como agulhas, moedas e botões.

Leia também: Ficar um tempo sem esmalte faz bem para a saúde das unhas?

Manchas nas unhas e outras alterações

Notou algumas manchas ou até deformações nas unhas recentemente? Geralmente, isso acontece por conta de traumas, batidas (só quem já prendeu a mão na porta do carro sabe a dor que é) ou movimentos repetitivos (corredores, por exemplo, costumam ter problemas com as unhas dos pés devido ao atrito entre elas e o tênis). Nesses casos, elas podem ficar com pequenos pontos brancos, ou até arroxeadas — e cair, mas geralmente nascem novamente.

Há, também, quem sofra com a síndrome das unhas frágeis, quando elas ficam quebradiças, se “desmancham” com facilidade e demoram para crescer. “Essa condição tem várias causas, como alterações hormonais, deficiências nutricionais, problemas circulatórios e infecções crônicas. Mas a síndrome também pode acontecer sem nenhum problema orgânico subjacente”, explica a dermatologista Fabiana Seidl.

Contudo, é preciso ficar atento: se as manchas nas unhas derem as caras sem motivo aparente, elas podem significar alguma alteração na sua saúde. De acordo com a profissional, deficiência de vitaminas, alterações hormonais, problemas de circulação e até baixa oxigenação do sangue interferem na produção das unhas. Desse modo, ocorrem mudanças na forma, na cor, na espessura e na velocidade de crescimento delas. “O recomendado é procurar um médico dermatologista para entender o que está acontecendo”, aconselha.

Leia também: Roer as unhas: Você sabe por que as pessoas fazem isso?

O que as manchas nas unhas e outras deformidades podem significar?

Fabiana Seidl lista as causas mais comuns:

1 – Unhas em formato de colher

unha em formato de colher
Foto: Shutterstock

A dermatologista explica que isso geralmente acontece em casos de anemia (deficiência de ferro no organismo).

2 – Linhas de Beau

Linhas de Beau
Foto: Shutterstock

São pequenas linhas transversais e claras, que podem ser sinais de infecções virais (como é o caso da Covid-19). Entretanto, também são geradas por traumas e tratamentos com quimioterapia.

Leia também: Marcas nas unhas podem indicar se você já teve Covid-19

3 – Pitting ungueal

manchas nas unhas
Foto: Shutterstock

Os inúmeros buraquinhos ao longo das unhas significam doenças de pele — dermatite atópica, psoríase e alopecia areata, por exemplo.

4 – Manchas esverdeadas nas unhas

manchas nas unhas
Foto: Shutterstock

Ademais, as manchas esverdeadas nas unhas são um sinal de infeção por bactérias.

5 – Manchas amarelas nas unhas

manchas nas unhas
Foto: Shutterstock

Podem ocorrer por causa de problemas nos vasos linfáticos, doenças pulmonares, uso abusivo de esmaltes e infecções fúngicas (as conhecidas micoses).

Fonte: Fabiana Seidl, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Coautora do livro “Doenças da unha” (de Robertha Nakamura e Robert Baran).

Sobre o autor

Amanda Panteri
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em alimentação saudável.

Leia também:

Por quanto tempo devo tomar vitamina C
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar vitamina C?

Aliada a imunidade e a beleza, a vitamina C está ligada a uma série de benefícios para a saúde. Veja recomendações sobre o consumo prolongado

montagem com as fotos de Wagner
Saúde

Ele já fez mais de 100 doações de sangue e plaquetas: “dar um pouco da minha saúde para quem precisa”

Conheça a história de Wagner Hirata, que tem as doações de sangue e plaquetas como um de seus propósitos de vida

neuralgia do trigêmeo
Saúde

Neuralgia do trigêmeo: doença que provoca uma das piores dores do mundo

Sintomas de doença são dores muito fortes e rápidas em apenas um lado do rosto, causando sensação de choque ou de um golpe muito forte