Frutas vermelhas: Conheça os benefícios e saiba quais são as principais
Você sabe o que o morango, a melancia, a framboesa, a amora, a ameixa e até a goiaba têm em comum? Todos esses alimentos fazem parte do grupo das frutas vermelhas. Elas, além de serem lindas e deliciosas, têm propriedades protetoras contra várias doenças. Confira, então, os principais benefícios das frutas vermelhas:
Benefícios das frutas vermelhas
1 – São ricas em antioxidantes
Como as antocianinas, substâncias que garantem a cor avermelhada desses alimentos. Isto é, elas combatem a ação dos radicais livres no organismo, protegendo os órgãos e os tecidos do corpo e desacelerando a ação do tempo sobre as células. Desse modo, elas combatem o envelhecimento precoce e são capazes de prevenir doenças crônicas como o câncer.
2 – Melhoram a visão
Graças aos inúmeros nutrientes que as berries carregam — vitaminas do complexo B, vitamina C, cálcio e fósforo, por exemplo.
Leia também: Receita de bolo de cacau com frutas vermelhas
3 – Ajudam no funcionamento do trânsito intestinal
Esses alimentos são ricos em fibras, compostos que passam pelo sistema digestivo e são eliminados pelas fezes. Contudo, nesse processo, as fibras contribuem para a manutenção da microbiota intestinal, para a motilidade do intestino (o famoso trânsito intestinal) e para a consistência saudável das fezes.
Ademais, adotar uma dieta rica em fibras faz com que o seu corpo absorva somente os nutrientes necessários, eliminando gordura em excesso.
4 – As frutas vermelhas aumentam a saciedade
Mais uma vantagem das fibras: ao aumentarem o volume do bolo alimentar, elas evitam que a fome apareça rapidamente. Além disso, previnem picos de glicemia (açúcar no sangue), o que também ajuda na questão da saciedade.
5 – Combatem a anemia
Vale consumir as frutas vermelhas juntamente com uma fonte de ferro, uma vez que a vitamina C presente nas berries aumenta a absorção do mineral pelo corpo.
Leia também: Receita de pudim de frutas vermelhas
Principais frutas vermelhas
- Morango: Destaca-se pela alta sua concentração de vitamina C;
- Cereja: Com poucas calorias e amiga dos cabelos e das unhas;
- Amora: Carrega ácido elágico, substância capaz de inibir tumores no organismo. Além disso, esbanja vitamina E (que retarda o envelhecimento da pele) e fibras alimentares;
- Framboesa: Também com ácido elágico e possui um elevado teor de água;
- Mirtilo: A luteína, um agente antioxidante natural encontrado em alimentos dessa cor, reforça o sistema imunológico;
- Goji berry: Rica em vitaminas C , B1, B2, B3 e B6. Ele também possui boas quantidades de aminoácidos que ajudam a desenvolver os músculos.
- Groselha: Fonte de potássio;
- Cranberry: Muito usada para tratar infecções urinárias;
- Açaí: Por fim, garante energia.