8 dicas para curtir o carnaval com saúde
A época mais festiva do ano está chegando. Porém, como ainda estamos vivendo a pandemia de Covid-19, mais uma vez a folia será diferente. Nada de aglomerações, para evitar a transmissão do vírus, que segue avançando com a chegada da variante Ômicron. Dessa forma, confira algumas dicas para curtir o carnaval com saúde.
Leia mais: Conheça as doenças mais comuns no carnaval
Dicas para curtir o carnaval com saúde
Não abra mão de proteger sua saúde bucal
A limpeza diária dos dentes faz parte da rotina básica de cuidados para garantir que a saúde bucal esteja em dia. Por isso, é indispensável escovar os dentes, passar fio dental e enxaguante bucal diariamente. “Essa rotina ajuda a prevenir doenças como cárie e gengivite”, explica Dr. Márcio Ramos, da clínica Implante Rio.
No entanto, ninguém precisa adotar uma postura radical quanto à higiene da boca, tampouco levar um kit de escova, creme e fio dental na hora de curtir a folia. O importante é não deixar de fazer a higiene adequada antes e depois do carnaval.
Alimentação é fundamental para curtir o carnaval com saúde
De acordo com o Dr. Henrique Passos, especialista em emagrecimento saudável e endocrinologista, para curtir o carnaval com saúde o ideal é não escorregar na hora da alimentação.
“Não fugir do seu plano alimentar é extremamente importante para esse período em que temos uma dieta mais flexível”, explica.
Para o Dr. Leonardo Leibovici, especialista em geriatria e gerontologia, os cuidados devem ser mantidos, sobretudo para pacientes com doenças crônicas, já que a “sobrecarga” súbita de alimentação diferente da rotina pode prejudicar o organismo. Assim, mais importante do que a quantidade dos alimentos, é a qualidade dos que são ingeridos. “Comidas muito pesadas não são bem aceitas, por isso, a recomendação é fazer ‘escolhas’ saudáveis dentro do cardápio e fiscalizar a quantidade ingerida de cada alimento”, explica.
Previna-se da candidíase, comum no carnaval
A candidíase é uma infecção comum, causada pelo fungo Candida abicans, presente naturalmente no organismo. A maioria das mulheres poderá sofrer com o incômodo em alguma fase da vida — é comum, inclusive, que as queixas de candidíase aumentem no carnaval:
“O fungo Candida albicans vive normalmente na região genital, sobretudo em mulheres. Isso pode ocorrer com uso de biquínis, fantasias ou peças íntimas ainda úmidas. O fungo propagado pode gerar coceira na região e aumento nas secreções”, explica a infectologista Flávia Cohen, da clínica FVC.
Para evitá-la, utilize roupas íntimas confortáveis e tecidos respiráveis, como o algodão, pois quanto maior a ventilação da área íntima, menor o risco de o pH sofrer alterações. Além disso, a higiene íntima é importantíssima, mas todo excesso também é prejudicial. Assim, evite lavar a região muitas vezes ao dia e usar protetores íntimos e produtos que perfumam a genital.
Cuidado com a conjuntivite para curtir o carnaval com saúde
“Nossos olhos possuem uma membrana muito sensível que pode ser acatada por vírus, bactérias e substâncias tóxicas contidas em piscinas, praias e até poluição do ar”, explica Flávia.
Assim, para prevenir a conjuntivite, o melhor caminho é colocar na rotina três regras básicas:
- Regra 1: Nunca coloque as mãos nos olhos sem lavá-las antes;
- 2: Não use maquiagem de outras pessoas, nem empreste as suas;
- 3: Evite ao máximo compartilhar toalhas, travesseiros, lenços de pano e outros artigos que não são de uso descartável imediato.
Hepatite A: previna-se já!
Para curtir o carnaval com saúde, especialistas também dão dicas de como evitar a hepatite A. A transmissão do vírus acontece por via fecal-oral, ou seja, através de água ou alimentos contaminados, e mesmo pelo contato sexual sem preservativo. A vacina é a principal forma de prevenção.
Os sintomas costumam aparecer de 15 a 50 dias após a infecção e, geralmente, duram menos de dois meses. Após esse período, o organismo cria anticorpos que evitam uma nova infecção.
“O vírus está presente na água contaminada e em alimentos mal conservados, por isso, é recomendado ingerir uma quantidade ainda maior de líquidos. Além disso, no carnaval costumamos passar mais tempo na rua, então devemos consumir alimentos em estabelecimentos que mantêm seus produtos bem conservados”, explica a infectologista.
Xô, Herpes!
A infectologista explica melhor sobre o herpes tipo 1, o responsável pelo contágio de herpes labial. “Há a presença de vermelhidão, pequenas bolhas que são compostas por um líquido claro e que pode ser confundido com pus, além da sensação de ardor no local”.
De acordo com Flávia, esse tipo de herpes pode ficar localizado na região do lábio ou até mesmo na parte interna da boca. É comum que o primeiro contato com esse vírus seja na infância, no entanto, os sintomas podem ficar inativos durante muitos anos. Dessa forma, no carnaval, caso haja queda na imunidade, aumentam as chances de aparecimento de sintomas.
Flávia explica que a contaminação pelo beijo só é possível de ocorrer dentro do período de infecção, ou seja, com as lesões ativas. “O beijo deve ser evitado desde a fase inicial, ao surgirem os primeiros sintomas, como a vermelhidão no local, até o período de cicatrização total, quando não há mais qualquer indício que o vírus esteja presente nos lábios. Quando uma pessoa infectada beija outra, as chances de transmissão são altíssimas”, explica.
Cuidados com a coluna durante as viagens
Vai passar horas no trânsito ou no avião? Nessas horas, podemos acabar descuidando da nossa postura, causando as temidas dores na coluna, que pode, inclusive, chegar até as pernas. Pequenos cuidados, no entanto, podem fazer toda a diferença.
O Dr. Haroldo Chagas, neurocirurgião e cirurgião da coluna vertebral, separou algumas dicas: “Quando for arrumar as malas, leve o essencial. Carregar excesso de peso é prejudicial à coluna. Ou tente dividir em duas. Dê preferência às de rodinhas”, explica.
O alongamento também é essencial na hora de passar longas horas na mesma posição: “Se for dirigir, antes de pegar a estrada faça alguns exercícios de alongamento, pois eles ajudam a aliviar a tensão do corpo e amenizam as consequências de passar horas sentado. Além disso, mantenha sempre a postura ereta, apoiando totalmente a lombar no banco. Caso não consiga, utilize uma almofada para ajudar. Mantenha os joelhos levemente dobrados para alcançar os pedais. Durante a viagem, aproveite as paradas para fazer mais alongamentos e pequenas caminhadas. Se for de ônibus, a melhor posição para se viajar é deitado, pois diminui a força compreensiva nos discos intervertebrais. Caso não tenha como ir deitado, incline ligeiramente a poltrona e coloque um travesseiro na região lombar, além de utilizar travesseiro para pescoço, pois ajuda a aliviar tensões e dores na coluna”, explica.
Cuide da imunidade
O Dr. Henrique Passos alerta que a fuga da rotina pode mexer com a imunidade. Por isso, sugere o consumo de alguns shots que ajudam a fortalecê-la.
“Os shots contribuem para melhorar a imunidade, pois ajudam o corpo a eliminar toxinas, têm ação anti-inflamatória e ajudam na digestão. O shot da imunidade, por exemplo, tem dois ingredientes fortificantes de sistema imunológico: o própolis e o limão, além da cúrcuma que é uma ótima fonte de energia. Já no antioxidante, ingredientes como gengibre e hortelã são ótimos para uma boa digestão e auxiliam no emagrecimento saudável. Já o famoso shot verde é fonte de vitaminas poderosas provenientes da couve e gengibre, além disso, a junção de salsa com limão agem possuem ação anti-inflamatória”, explica.